30/01/2024 às 14h16min - Atualizada em 31/01/2024 às 00h01min

Inflação do aluguel volta a perder força depois de seis meses

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) serve como base para o reajuste dos contratos de aluguel. Saiba mais

Portal Leouve - Brasil
https://leouve.com.br/brasil/inflacao-do-aluguel-volta-a-perder-forca-depois-de-seis-meses


O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que serve como base para o reajuste dos contratos de aluguel, voltou a desacelerar depois de seis meses e fechou janeiro em 0,07%. O resultado foi divulgado pela Fundação Getulio Vargas nesta terça-feira (30). No acumulado de 12 meses, a taxa acumula deflação de 3,32%, ou seja, inflação negativa. Em dezembro, esse consolidado era de -3,18%.

O IGP-M de janeiro representa uma inflexão no índice, que vinha ganhando força desde julho de 2023, quando alcançou -1,93%. Desde então, a inflação do aluguel acelerou seguidamente até fechar dezembro do ano passado em 0,74%.

O indicador da FGV é composto por três classes de preços: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos custos no atacado; o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que calcula a cesta de consumo das famílias; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Fonte: Agência Brasil

Leia também: Mercado reduz para 3,81% previsão para inflação de 2024 

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – teve redução, passando de 3,86% para 3,81% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta terça-feira (30), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Para os próximos anos – 2025, 2026 e 2027, a projeção da inflação permaneceu em 3,5%.

A notícia Inflação do aluguel volta a perder força depois de seis meses foi publicada no Portal Leouve.



Fonte: https://leouve.com.br/brasil/inflacao-do-aluguel-volta-a-perder-forca-depois-de-seis-meses
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp