O Papa Francisco acolheu, na última segunda-feira, 12 de fevereiro, o pedido de renúncia apresentado por dom Adelar Baruffi, por motivos de saúde, ao governo pastoral da Arquidiocese de Cascavel (PR). No mesmo ato, o Santo Padre nomeou como administrador apostólico de Cascavel, no estado do Paraná, dom Paulo de Conto, bispo emérito de Montenegro.
Em julho de 2015 foi nomeado pelo papa Francisco para ser administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo, cargo que desempenhou durante 6 meses, concomitantemente à Diocese de Montenegro. Em outubro de 2017, ao completar 75 anos, Dom Paulo De Conto entregou a sede diocesana de Montenegro a Dom Carlos Romulo, então bispo coadjutor, tornando-se Bispo Emérito da Diocese de Montenegro.
O Administrador Apostólico é um bispo designado pelo papa para governar uma arqui/diocese no período de sede vacante, ou seja, o tempo em que uma arqui/diocese fica sem um arce/bispo titular. Dom Paulo Antônio de Conto continuará a governar a Arquidiocese de Cascavel até a designação de um novo arcebispo.
Dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Cascavel, segue em sua função de auxiliar, agora, de dom Paulo. Dom Adelar Baruffi, agora bispo emérito da Arquidiocese de Cascavel, seguirá residindo na casa episcopal.