O professor e diretor do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando, popular Colégio Agrícola de Erechim, Aldinei Pogorzelski, e o também professor e vice-diretor, Delomar Ceron, foram afastados dos seus respectivos cargos em decisão publicada na edição desta terça-feira (19/03/2024) do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul.
Conforme a publicação da Portaria n 273/2024, a Secretária Estadual de Educação, Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, instaurou sindicância para destituição de cargo directivo dos professores.
A decisão foi de afastamento cautelar, ou seja, medida para assegurar que eventuais prejuízos, danos ou riscos ao objeto do processo administrativo (sindicância) não ocorram. Assim, os professores não foram condenados ou considerados, administrativamente, culpados de alguma conduta irregular. O processo administrativo seguirá o seu rito para determinar se houve ou não irregularidades praticadas pelos professores.
Esta reportagem não teve acesso aos autos da sindicância para indicar quais são as suspeitas que recaem sobre Aldinei e Delomar.