03/04/2024 às 13h52min - Atualizada em 04/04/2024 às 00h01min

Projeto do novo Ensino Médio deve ser votado no Senado em abril

Nova reforma tem o objetivo de adequar as alternativas de formação dos estudantes à realidade das escolas. Saiba mais

Portal Leouve - Brasil
https://leouve.com.br/brasil/projeto-do-novo-ensino-medio-deve-ser-votado-no-senado-em-abril


A Câmara dos Deputados aprovou no mês de março a nova reforma do ensino médio, que tem o objetivo de adequar as alternativas de formação dos estudantes à realidade das escolas. O texto muda alguns pontos da reforma do ensino médio de 2017 (Lei 13.415/17) e foi enviada ao Senado. A proposta tem previsão de ser votada neste mês de abril, de acordo com projeção do ministro da educação Camilo Santana. Ele defende que os senadores mantenham a versão do texto aprovada pela Câmara.

De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei 5230/23 foi aprovado na forma de um substitutivo do relator, deputado Mendonça Filho (União-PE). Ele manteve o aumento da carga horária da formação geral básica para 2,4 mil horas, somados os três anos do ensino médio, para alunos que não optarem pelo ensino técnico.

A carga horária total do ensino médio continua a ser de três mil horas nos três anos (5 horas em cada um dos 200 dias letivos anuais). Para completar a carga total nos três anos, esses alunos terão de escolher uma área para aprofundar os estudos com as demais 600 horas, escolhendo um dos seguintes itinerários formativos:

linguagens e suas tecnologias;
matemática e suas tecnologias;
ciências da natureza e suas tecnologias; ou
ciências humanas e sociais aplicadas.

Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define um total de 1,8 mil horas para a formação geral básica, direcionando 1,2 mil horas para os itinerários de formação, após a reforma do ensino médio de 2017. Na época, Mendonça Filho era ministro da Educação e enviou a reforma por meio de medida provisória ao Congresso Nacional.

Carga horária

O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhou a votação da proposta e disse que o diálogo garantiu a aprovação das 2.400 horas de formação geral básica, a essência do projeto, segundo ele. “Garantimos a formação geral básica boa, retomando a carga horária, e também garantimos o ensino técnico profissionalizante, que é o que queremos avançar no Brasil“, disse.

Ele afirmou que, durante a consulta pública feita pelo Ministério da Educação em 2023, 80% dos estudantes defenderam o ensino técnico profissionalizante integrado com o ensino médio.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

A notícia Projeto do novo Ensino Médio deve ser votado no Senado em abril foi publicada no Portal Leouve.



Fonte: https://leouve.com.br/brasil/projeto-do-novo-ensino-medio-deve-ser-votado-no-senado-em-abril
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp