A professora Josiéli Tonin Pagliosa, diplomada em Matemática pela URI Erechim, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), que reuniu 600 professores de todo o País. O reconhecimento aos 10 melhores professores de Matemática do Brasil, ocorreu na quarta-feira, dia 27 de março, de forma online. A entrega das medalhas, no entanto, só irá ocorrer no dia 21 de maio, em Brasília.
A premiação ocorreu depois de três etapas de avaliação, que incluiu uma prova, uma apresentação de vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista. Como reconhecimento, Josiéli e os demais professores também irão participar, em setembro, de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias a Xangai, na China, para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China, levando em conta que o país figura sempre entre os de melhor desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).
A Professora Josiéli, que trabalha com as turmas de Ensino Médio da Escola Estadual Normal José Bonifácio, em Erechim, chegou à final da Olimpíada devido ao seu trabalho de docência diferenciado. A inovação no ensino da Matemática por meio de novas práticas, como a utilização da tecnologia, jogos interativos e das redes sociais, geraram resultados positivos para a didática e aprendizagem dos estudantes.
Depois da viagem para Xangai, o trabalho de incentivo ao ensino da matemática no país vai continuar. No retorno, o próximo passo previsto é a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação.
Fonte: Comunicação da URI Erechim.