A Caixa Econômica Federal deu início, nesta segunda (8), às contratações de financiamentos habitacionais através do FGTS Futuro. Esta operação destina-se a trabalhadores com renda de até R$ 2.640 e visa facilitar a aquisição de imóveis novos e usados pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
O FGTS Futuro permite que o titular da conta vinculada do FGTS aproveite créditos disponíveis para realizar a caução dos mesmos durante um prazo de 120 meses, autorizando esta ação no momento da contratação do crédito habitacional, podendo ser feita diretamente pelo aplicativo FGTS.
Para os trabalhadores com carteira assinada, é depositado mensalmente pelo empregador o equivalente a 8% de seu salário no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O FGTS Futuro possibilita que esse valor seja utilizado para complementar a capacidade de pagamento, ampliando o acesso ao financiamento habitacional do Programa Minha Casa, Minha Vida, através da opção de caucionamento dos depósitos futuros da conta vinculada do FGTS. Assim, o trabalhador tem a oportunidade de obter um financiamento maior para a aquisição de seu imóvel.
Em caso de demissão, o saldo da conta comprometido com o financiamento do imóvel não pode ser sacado pelo trabalhador. Todo valor excedente na conta de FGTS é utilizado para abater a dívida, exceto a multa rescisória de 40% no caso de demissão, que permanece exclusiva do trabalhador.
Durante o processo de contratação, a Caixa informará ao trabalhador a capacidade de pagamento para o financiamento habitacional, com e sem a utilização dos depósitos futuros. Caso haja opção pelo FGTS Futuro, os valores serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.
A Caixa ressalta que a decisão de utilizar ou não esse recurso é exclusiva do trabalhador, sendo a medida válida somente para novos contratos de financiamento.
A adesão ao FGTS Futuro só pode ser realizada durante a contratação da operação. Se o cliente não optar por este recurso naquele momento, não será possível fazê-lo posteriormente, podendo utilizar os recursos depositados em sua conta vinculada do FGTS conforme as demais modalidades previstas em lei.
Para mais informações sobre o crédito imobiliário na Caixa, acesse o site do banco.
A notícia Caixa inicia contratações de financiamentos habitacionais através do FGTS Futuro foi publicada no Portal Leouve.