O Escritório Regional da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, instituído em Erechim através de um Termo de Convênio com o Estado, já analisou quase 1500 processos de registros digitais em 2022. O objetivo do Escritório Regional é dar continuidade à Unidade Desconcentrada da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCISRS) instalada em Erechim, visando a facilitação e agilizando processos de constituição de empresas. A Prefeitura de Erechim disponibiliza um servidor para análise de processos e atendimento ao público.
A unidade que está ligada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, localizada na Rua Eustachio Santolin, 35 no bairro Bela Vista, já analisou neste ano 1476 processos que englobam constituição, alteração e extinção de empresas, além de ter autenticado 246 livros mercantis.
O Escritório Regional de Erechim atende 31 municípios da região, para empresários de Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).