Com mais de 20 estilos de cervejas, a 2.ª edição da Bier Fest de Dois Irmãos espera reunir 1,6 mil pessoas entre hoje (20) e domingo (21). O evento ocorre no Clube União e reúne as quatro cervejarias da cidade, Hunsrück, Immer Bier, Rothenberg e Mater, que juntaram seus melhores produtos e expertise na produção da bebida.
Segundo um dos coordenadores do Festival de Cerveja Artesanal, Rodrigo Becker Boroswi, da Mater, entre os estilos que o público pode degustar estão a Pilsen, APA, IPA, Weiss, Stout e Sauer. A expectativa é comercializar 3 mil litros nos dois dias.
Neste sábado, a atração principal fica por conta da Banda San Marino, às 17 horas, que recentemente lançou sua nova música Ai, ai, ai coração, canção que faz referência aos maiores sucessos do conjunto. Fãs da banda, o autônomo Volmir Bittencourt, 50, e a professora Elemara Fanezi, 43, vieram de Porto Alegre para o Bier Fest. O casal já chegou pela manhã e aproveitou a gastronomia de Dois Irmãos.
No festival, enquanto Bittencourt preferiu degustar a cerveja pilsen, Elemara experimentou o sabor bergamota. “Na outra vez que estive aqui, tomei de morango. Mas hoje não tive. Mas o de bergamota é uma delícia. Depois quero provar o sabor maracujá”, disse.
Moradores de Novo Hamburgo, a professora Camila Parigi, 32, e o funcionário público Daniel Seixas, 40, também decidiu curtir a tarde de sábado no festival. Camila provou a cerveja American.
O ingresso para a festa custa dez reais e dá direito a um copo personalizado do evento. Neste sábado, ainda tem Marcelo Serra, às 19 horas, e DJ, às 21 horas, com encerramento às 22 horas. Já no domingo, a programação começa às 13 horas e sobem ao palco Aquiles, Brilha Som e Rockstage.
Dentre os estilos que têm agradado ao público, segundo Boroswi, está a IPA, a India Pale Ale (IPA). Ele conta que a origem deste tipo de cerveja está ligada com as navegações que tinham como destino a Índia.
Ocorre que era difícil conservar a bebida em viagens tão longas, que chegavam a durar meses. A solução encontrada foi acrescentar uma maior quantidade de lúpulo. “A IPA não tem uma cor só, como a pilsen que é sempre clarinha. Pode variar do tom mais claro até ficar bem escura”, explica ele. Por isso que a India Pale Ale é marcada por um sabor amargo.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.