Foi com a ilustre presença do ex-goleiro do Grêmio e agora secretário do Esporte e Lazer do Estado, Danrlei de Deus, que a Copa RS de Futebol Amador teve início em cerimônia realizada na tarde deste domingo (21), no Estádio Sady Schmidt, em Campo Bom.
A competição organizada pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer tem a participação de mais de 150 equipes nas categorias 50 Anos, 40 Anos e Livre, contando com cerca de seis mil atletas e dirigentes. Ao todo, são 80 cidades gaúchas no certame.
“Quando começamos a pensar a Copa RS foi exatamente para fazer com que os municípios que fazem o futebol amador tenham uma capacidade, uma possibilidade de ter uma visão maior. O que seria essa visão maior? É que quando eles jogam os municipais, normalmente acabam ali as possibilidades. Quando lançamos uma copa que envolve o Estado inteiro, todos esses municípios que já são tradicionais podem pegar suas equipes campeãs, vice-campeãs e indicar para um campeonato maior”, disse o Danrlei.
O secretário também falou do sucesso da competição. A primeira edição foi realizada entre outubro de 2022 e março de 2023, com 17 times.
“Hoje estamos fazendo a abertura da segunda Copa. Aumentamos o número de equipes, de cidades e categorias. Além das categorias Livre e 40+, incluímos o 50+, que era a vontade de muita gente. Estamos muito felizes e honrados de poder ajudar a fazer que o futebol amador ele possa ter esse crescimento, possa trazer algo a mais além do campeonato municipal.”
Rodrigo da Silva, secretário de Esporte e Lazer de Campo Bom, também falou sobre o evento deste domingo.
“Para nós é uma honra receber a abertura da Copa RS. Não conseguimos participar da primeira, mas agora estamos em duas categorias. O prefeito Luciano Orsi e toda administração aqui de Campo Bom sempre valoriza bastante essa questão esportiva. Temos duas categorias do Campeonato Municipal de Campo acontecendo, além de quatro categorias de futsal, e mais quatro no segundo semestre”, frisou o secretário campo-bonense, que também agradece ao local onde foi realizada a solenidade.
“Quero agradecer a direção do clube 15 de Novembro, que foi parceira e cedeu o estádio para o evento”, concluiu.
Vitrine
Danrlei comentou da possibilidade que os times filiados à Federação Gaúcha de Futebol têm de observar e contratar talentos que surgem na Copa RS.
“A nossa ideia é fazer uma vitrine a mais para que novos atletas possam ter essa oportunidade. Tenho certeza que em outros tempo, no meu tempo, por ex, que o futebol amador era muito forte, é que o clubes gaúchos possam ter a possibilidade, quem sabe, de trazer atletas. Digo com toda certeza. Depois da primeira Copa, muitos jogadores foram sondados e tiveram oportunidades nos clubes que disputam alguma competição da Federação Gaúcha. É isso que queremos. Cada vez mais as equipes vão olhar para a nossa Copa.”
Realização do governo do Estado
A organização da competição é da Secretaria do Esporte e Lazer com o apoio da FGF. O ídolo gremista lembra que para organizar uma competição deste tamanho não é tão simples.
“Tivemos esse apoio do governador Eduardo Leite, essa capacidade financeira de fazer esse essa copa. Às vezes o pessoal pensa que é simples. Não é. Primeiro, nós temos que ter a parte financeira. É uma Copa que tem um custo de cerca de R$900 mil. Não é simples. Quando falamos de poder público também não é rápido. Estamos desde junho do ano passado organizando, montando edital, licitação para que nós chegássemos agora para poder iniciar o campeonato.”
Os times classificados representarão seus municípios em sete etapas: municipal, regional, estadual I, estadual II, estadual quartas de final, estadual semifinal e estadual final. As etapas serão jogadas da seguinte forma:
1ª Etapa – Fase Municipal: a organização e realização foram de responsabilidade dos municípios, cabendo aos mesmos ter realizado ou não essa fase.
2ª Etapa – Fase Regional: realizada nas oito regiões do Estado, pelas quais serão classificadas quatro equipes de cada região na categoria Livre e Veterano, em um total de 32 equipes por categoria. Na categoria Master, se classificam duas equipes por região, passando um total de 16 equipes.
3ª Etapa – Fase Estadual I: as 32 equipes da categoria Livre e Veterano disputarão em forma de eliminatória simples (jogo único) quem serão as 16 classificadas para a próxima fase.
4ª Etapa – Fase Estadual II: as 16 equipes da categoria Livre, Veterano e Master disputarão em forma de eliminatória simples (jogo único) quais serão as oito classificadas de cada categoria para a próxima fase.
5ª Etapa – Fase Estadual – Quartas de Final: nesta fase, as oito equipes classificadas nas categorias Livre, Veterano e Master disputarão em forma de eliminatória simples (jogo único) quem serão as semifinalistas (quatro equipes) de cada categoria.
6ª Etapa – Fase Estadual – Semifinal: as quatro equipes classificadas de cada categoria jogarão na modalidade eliminatória dupla (dois jogos) para definir quem serão as finalistas (duas equipes) de cada categoria. Os jogos de ida e volta são mais uma novidade da segunda edição da Copa RS.
7ª Etapa – Fase Estadual – Final: as duas equipes classificadas de cada categoria jogarão em forma de eliminatória simples (jogo único) para definir quem serão os campeões de cada categoria. Ficarão com a terceira colocação os times que perderem a semifinal para as equipes campeãs.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.