A Ginástica Natural, desenvolvida por Álvaro Romano, é uma abordagem de condicionamento físico que se destaca por sua ênfase no movimento natural do corpo humano. Romano, inspirado por sua vida ativa no Rio de Janeiro nos anos 70, onde praticava surf, Jiu-Jitsu e futebol de praia, criou um método que utiliza principalmente o peso corporal e movimentos fluidos, combinando elementos de ginástica, artes marciais e yoga.
Seus conhecimentos foram compartilhados com alunos da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, em recente palestra para mostrar que essa modalidade se baseia no conceito de que o próprio corpo humano é uma ferramenta eficaz para o treinamento físico. Os praticantes da Ginástica Natural realizam uma variedade de movimentos que imitam padrões naturais, como agachar, rastejar, rolar e alongar, de forma dinâmica e integrada.
“É um movimento que comecei a pesquisar em 1977, quando entrei para a faculdade de educação física. Eu queria fazer algo na minha vida profissional de acordo com o que eu fazia na vida pessoal. Naquela época, se utilizava muito a força do próprio corpo, depois, nos anos 90, é que se popularizaram as academias e as pessoas começaram a focar em aparelhos para musculação”, conta, hoje aos 68 anos.
Conforme explica Romano, a Ginástica Natural promove força, flexibilidade e equilíbrio, além de ajudar a desenvolver uma maior consciência corporal e uma conexão entre a mente e o corpo mais profunda. “Eu juntei um movimento com o outro para que se tenha uma movimentação constante, com muito alongamento, influência da técnica de respiração do yoga, entre outras coisas. Mas sempre primeiro praticando, vivenciando para ver os resultados no meu corpo, para depois aplicar às pessoas”, acrescenta.
A modalidade da Ginástica Natural é adequada para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, desde atletas de alto rendimento até aqueles que buscam uma abordagem mais abrangente para exercitar o corpo, considerando não apenas o aspecto físico, mas também o mental, emocional e espiritual. “Dessa forma, a Ginástica Natural se torna muito mais que uma atividade física; é uma jornada de autodescoberta e transformação pessoal, que nos convida a explorar nossos limites, superar desafios e nos reconectar com nossa essência primal”, pontua.
Com mais de 46 anos de experiência, o educador já tem mais de 600 instrutores certificados em 52 países, levando a Ginástica Natural a atletas, profissionais de educação física, de fisioterapia, além de pessoas em geral.
O criador da Ginástica Natural já viajou 38 países ensinando e certificando instrutores. E ao longo de todos estes anos, muitos atletas, de diferentes esportes, passaram a procurá-lo para buscar suas técnicas. Romano participou de mais de 20 UFC’s ao lado de lutadores como Minotouro, Minotauro, Vitor Belfort e Demian Maian.
“O trabalho foi evoluindo ao longo dos anos e comecei a trabalhar com gente de fisioterapia e atletas de alto rendimento durante muitos anos. Fui um dos pioneiros a trabalhar preparação física para MMA, já que eu fui atleta da família Grace. E também com atletas do Surf, que foi onde eu mais me especializei no começo da minha carreira”, relembra.
Romano chegou a trabalhar na preparação física do Flamengo na década de 80 e, entre 2001 e 2002, trabalhou ao lado do renomado fisioterapeuta Nilton Petrone na reabilitação de Ronaldo Fenômeno para a Copa de 2002. “Nós usamos esses exercícios com muita mobilidade, além do treinamento de força. Hoje isso é bem comum, mas há 20 anos não era”, finaliza.
Quem quiser saber mais sobre a prática, pode acessar o site ginasticanatural.com.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.