25/04/2024 às 10h30min - Atualizada em 25/04/2024 às 10h30min

Escola AMAU de Educação e Gestão conclui capacitação de conselheiros tutelares

Foram nove turmas, com início em fevereiro, com mais de 200 participantes de 27 municípios do Alto Uruguai

Rodrigo Finardi
Rodrigo Finardi
Nesta semana, entre os dias 22 e 24 de abril, a nona e última turma da região do Alto Uruguai, conclui o curso de capacitação para conselheiros tutelares, organizado pela Escola AMAU de Educação e Gestão e a Viver Desenvolvimento Profissional Ltda.

Nesta turma de encerramento, participaram 24 pessoas dos municípios de Quatro Irmãos, Benjamin Constant do Sul, Entre Rios do Sul e Paulo Bento.

No dia 22 de abril, pela parte da manhã, às aulas foram na sede da AMAU, e na tarde na UFFS Campus Erechim. Já os dois demais dias, 23 e 24, as aulas também foram na UFFS Campus Erechim.

Durante o curso foi abordado o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), além de outros assuntos, pertinentes a rotina dos conselheiros tutelares. Durante os três dias de trabalho, foram 24 horas de carga horária presencial com posterior assessoria on-line a todos os participantes.

No dia de 10 de maio, está pré-agendado o “Dia do Aulão”, com a instrutora do curso, Aldacir Detofol, onde todos os participantes das nove turmas, poderão tirar dúvidas dos temas apresentados.

O conteúdo abordado nos três dias foram:
  • Temas para o dia a dia do conselho tutelar;
  • Atribuições do conselho tutelar previstas em lei;
  • Promover o entendimento de como o conselho tutelar deve se relacionar com a rede de atendimento à criança e ao adolescente;
  • A importância do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na implementação das políticas públicas;
  • A atuação do conselho tutelar junto a casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e qual é o real papel do conselho neste contexto; documentação da prática diária do conselho tutelar;
  • Regimento interno do conselho tutelar; ficha de comunicação de aluno infrequente (FICAI);
  • Relação do conselho tutelar com Ministério Público, Judiciário, Defensoria Pública e Delegacia de Polícia;
  • Lei Henry Borel – alterações nas atribuições do conselho tutelar; e SIPIA CT – Sistema de Informações para Infância e Adolescência.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp