A tempestade que atingiu a região do Vale do Sinos entre o fim da tarde e o início da noite deste sábado (27) derrubou parte do muro do Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler, na área central de Novo Hamburgo. Em março de 2019 outra tempestade havia derrubado parte do muro, que foi reconstruído um ano e meio depois.
Cerca de 20 metros do muro, construído com placas pré-moldadas, vieram ao chão na noite deste sábado. Aparentemente outras placas estão com a base comprometida. As peças não se quebraram com a queda, o que pode agilizar a reconstrução. Não havia pedestres passando pela calçada da Avenida Nicolau Becker, onde caiu o muro, e não há feridos. A área está interditada.
A reconstrução do muro do Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler foi uma “novela” durante os anos de 2019 e 2020 em Novo Hamburgo. A queda foi em 8 de março e a ordem de serviço para reconstrução foi assinada somente em 18 de dezembro daquele ano. A obra foi orçada em R$ 343 mil e incluía a demolição do que restou no antigo e a construção de um muro novo em toda a latera da Nicolau Becker.
A previsão era que a empresa responsável concluísse a obra em 120 dias, o que acabou não se confirmando. A proteção, com mais de 200 metros de extensão, ficou pronta somente um ano e meio depois, ou seja, em setembro de 2020. Na época, a pandemia e o atraso na entrega das placas pré-moldadas foram as explicações para o atraso.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.