No contexto universitário, a interconexão entre ensino, pesquisa e extensão é fundamental para promover uma formação acadêmica completa e alinhada com as demandas da sociedade. No Curso de Direito da URI, a disciplina de Comunicação e Expressão desempenha um papel crucial, não apenas no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes, mas também na capacidade de argumentação, interpretação e persuasão, fundamentais para o exercício da advocacia e da jurisprudência.
A pesquisa nessa área permite aprofundar o entendimento das nuances da linguagem jurídica e explorar novas metodologias de comunicação eficaz. Já a extensão universitária proporciona a aplicação prática desses conhecimentos, por meio de projetos de pesquisa que venham ao encontro das demandas da comunidade, fortalecendo a relação entre a academia e a sociedade.
Com base em tais pressupostos, os acadêmicos do 1º semestre do Curso de Direito da URI Erechim, turma 2024, foram os protagonistas de um trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Comunicação e Expressão, sob a orientação da Professora Mariele Zawierucka Bressan.
Primeiramente, os acadêmicos, por meio de seminário, apresentaram suas ponderações acerca da obra “Mentes Perigosas”, de Ana Beatriz Barbosa Silva, discutindo a relação entre Direito e Psiquiatria, em especial, as psicoses. Na sequência, o tema de debate foi o conhecido “Holocausto Brasileiro”, materializado no manicômio de Barbacena, Minas Gerais. Os acadêmicos puderam expressar, por meio de um parecer jurídico, elaborado com base no documentário produzido sobre os fatos ocorridos no referido local, suas considerações acerca do tema.