A Guarda Municipal prendeu dois homens, na madrugada desta segunda-feira, 2, que estavam furtando fios de cobre de um edifício na avenida Cristóvão Colombo, no bairro Floresta. O crime foi flagrado pelos agentes do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), através do sistema de câmeras de videomonitoramento. Em seguida, a guarnição mais próxima foi deslocada para efetuar a prisão. O crime ocorreu depois das 4h30.
Com a dupla, foram apreendidos pedaços de fios de cobre que haviam sido furtados de um ar-condicionado. O material estava dentro de uma mochila. Os suspeitos têm 39 e 34 anos e foram encaminhados para a área judiciária e indiciados por furto qualificado.
“Além de intensificarmos as patrulhas em parques e pontos estratégicos da cidade, também estamos ampliando os investimentos e integração entre tecnologia e forças policiais para reforçarmos a segurança na cidade”, afirmou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.
Tecnologia em prol da segurança – O Ceic reúne diversas secretarias e órgãos da prefeitura e dispõe de uma central tecnológica com mais de 2,3 mil câmeras internas e externas, que monitoram os mais diversos locais públicos de Porto Alegre. O espaço será ampliado até 2024.
Força-tarefa – Na semana passada, Município e Estado firmaram parceria para dar início a uma força-tarefa permanente para combater os crimes de receptação, furto e roubo de fios de luz. O gabinete vai atuar, de forma sistemática, no enfrentamento de furtos e roubos de fios e cabos de cobre. A ação integrada conta com agentes e fiscais de diversas áreas da prefeitura com apoio da Guarda Municipal e forças policiais como Brigada Militar, Polícia Civil, entre outros.
Denúncia – Pelas redes sociais, a prefeitura vem realizando campanhas de conscientização para auxiliar na redução de crimes e reforçando pedido para que a população denuncie os crimes pelos telefones 153 e 156. A ligação é anônima. (PMPA)