07/05/2024 às 12h22min - Atualizada em 07/05/2024 às 12h22min

Governo deve importar arroz para evitar falta no país

Em reunião com a Federação da Agricultura do Estado, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, falou na necessidade de evitar especulação; RS tem cerca de 70% da produção do cereal

Gisele Loeblein
Duda Fortes / Agencia RBS
Com cerca de 30% de arroz ainda por colher, é fato que a atual situação do Rio Grande do Sul terá impacto sobre a produção. No momento, no entanto, é a dificuldade logística que impede o escoamento do produto, que tem no Estado o maior produtor nacional, para outras regiões do país.

Por conta disso, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse, em reunião nesta terça (7), que o Brasil deve importar cerca de 1 mil toneladas para garantir o abastecimento:
— Se torna importante, acho que a Conab vai importar um pouco de arroz do Paraguai. É prudente fazer isso.

O tema da importação é um ponto sensível em um momento como o atual, em que há propriedades devastadas pelo clima, com produtores tendo acumulado passivo de duas estiagens consecutivas e agora, em muitos casos, perdendo tudo para as águas. Há temor de efeito negativo sobre as cotações.

_ Precisamos  ter uma visão holística do Brasil. Um milhão de toneladas não fará p preço derreter. A preservação do produtor será feita em todas as medidas _ reforçou Fávaro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp