O Delegado da Receita Estadual de Erechim, Auditor Fiscal Amauri Secco, esteve falando aos alunos do Curso de Ciências Contábeis da URI (turma 2020), da URI Erechim, sobre a atuação da Delegacia, os desafios e o planejamento das atividades até 2030.
Segundo Amauri, a Delegacia está mudando o foco de trabalho, buscando se aproximar das empresas através de um trabalho mais orientativo, visando diminuir a sonegação fiscal, promovendo uma maior justiça fiscal. Com estas ações, mais contribuintes estarão em dia com as obrigações fiscais tendo, com isso, mais segurança para desenvolver suas atividades e o Estado terá mais recursos para a prestação de serviços e para investimentos.
Dentre estas ações, destaca-se a implantação do trabalho remoto e dos processos eletrônicos. Com isso, os contribuintes não precisam mais se deslocar até a sede da Delegacia para buscar atendimento, pois tudo pode ser feito pela internet e as demandas respondidas via processo eletrônico.
Amauri também falou do programa da Nota Fiscal Gaúcha, que distribui prêmios a quem está cadastrado e solicita a inclusão do CPF nas notas fiscais e da importância de solicitar o documento fiscal em todas as compras, visto que o Tributo já está incluído no preço do produto. Sendo assim, se a empresa não emite a nota, o tributo incluído no preço acaba ficando com a empresa e não vai para o Estado.
Esta atividade foi desenvolvida na Disciplina de Contabilidade e Planejamento Tributário I, ministrada pelo professor Edson Kamler, como forma de aproximar os alunos da teoria estudada em sala de aula com a atividade prática desenvolvida pelo contador no mercado de trabalho.