21/05/2024 às 20h41min - Atualizada em 21/05/2024 às 20h41min

Pressionado, governo gaúcho reclassifica o município de Farroupilha

Em decreto anterior, o governo do RS havia retirado o município das situações de calamidade pública e emergência após o episódio envolvendo o prefeito e o ministro Paulo Pimenta.

Nesta terça-feira (21), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul expediu o Decreto n. 57.676, o qual reitera o estado de calamidade pública no território do estado em razão dos eventos climáticos de chuvas intensas que ocorrem desde 24 de abril. O Decreto especifica os municípios atingidos.



Na última oportunidade, o governo estadual havia retirado o município de Farroupilha da lista das cidades atingidas, tanto na modalidade de calamidade pública ou de estado de emergência. 


O fato ocorreu alguns dias após o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, em ligação com Paulo Pimenta, acusar o governo federal de “descaso” ao dizer que os recursos não estavam chegando às prefeituras para auxiliar no socorro aos desabrigados.
 

Em resposta a publicação do vídeo, Pimenta disse que ligou para tentar ajudar Farroupilha e encontrou uma pessoa o “ofendendo, falando de uma forma descontrolada e tentando criar um factoide em cima de uma mentira”.


O governo gaúcho foi pressionado pela mídia e por parte da população que manifestou indignação com a possibilidade do jogo político ter influenciado na retirada da cidade da medida emergencial, visto que os municípios elencados no Decreto gozam de flexibilidade dos processos licitatórios, facilidade em transferência de verbas, dentre outras medidas.


O Prefeito de Barra do Rio Azul e Presidente eleito da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Marcelo Arruda, entrou em contato com a Coordenação da Defesa Civil do estado em defesa de Farroupilha. Como adiantado pelo Prefeito, a situação foi alterada.


Com posse marcada para o dia 28 de maio, Marcelo Arruda comentou o fato:


“A Famurs e municípios estão em diálogo constante com Governo Estadual e Federal para que todas as cidades do RS que foram atingidas por este evento climático tenham acesso aos recursos necessários e rápidos para restabelecer e recuperar suas cidades. O ajuste do Decreto de Calamidade e de Situação de Emergência feito pela Defesa Civil Estadual no dia de hoje, e que são necessários para deixar municípios aptos a receberem recursos,  reflete este diálogo construtivo.”


Do Alto Uruguai, os municípios de Barra do Rio Azul, Severiano de Almeida e Ponte Preta continuam em situação de calamidade pública.


Já Erechim, Getúlio Vargas, Barão de Cotegipe, Três Arroios, Áurea, Gaurama, Nonoai, Aratiba, São Valentim, Faxinalzinho, Itatiba do Sul, Entre Rios do Sul, Campinas do Sul, Mariano Moro e outro municípios do Alto Uruguai também permaneceram na condição de emergência.




Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp