27/05/2024 às 10h37min - Atualizada em 27/05/2024 às 10h37min
Secretaria de Desenvolvimento Urbano discute cultura de resiliência e prevenção de desastres com técnicos da Seclimas
As equipes da Sedur são responsáveis pelo desenvolvimento do Programa RS Resiliente.
Sedur
Divulgação Buscando aprender com outras experiências de prevenção a desastres, as arquitetas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) reuniram-se, na quinta-feira (23/5), com a equipe da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas – SP (Seclimas). Inspirada pelas soluções mais recentes em resiliência e estrutura verde, a Sedur vem trabalhando no Programa RS Resiliente, com o objetivo de fortalecer e orientar os municípios gaúchos no desenvolvimento da cultura de resiliência e na redução do risco de desastres.
Ainda em fase de elaboração, o projeto tem como uma de suas ações o incentivo à adoção de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), aliado aos sistemas tradicionais de proteção contra cheias. A Seclimas é reconhecida como o 1° Centro de Resiliência do Brasil, pelo Comitê de Coordenação Global da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes e Escritório das Nações Unidas para Redução de Desastres.
A conversa ocorreu com a participação da assessora técnica, Angela Guirao, e do engenheiro ambiental, Gabriel Neves, da Seclimas, juntamente com as arquitetas da Sedur, Isabel Thees, Isabel Coutinho e Flávia Monteiro.
Na oportunidade, os técnicos da Seclimas contaram um pouco sobre o planejamento ambiental da cidade, em especial sobre o Plano do Verde, Plano de Recursos Hídricos e Plano Local de Ação Climática (que em breve será publicado), bem como sobre os Programas de Parques Lineares e do Reconecta RMC.