Nesta quarta-feira (29), as polícias Civil, Militar e Federal, juntamente com a Marinha brasileira, desencadearam uma operação contra saqueadores que agiram em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, durante as inundações que deixaram praticamente toda a cidade submersa. Segundo as investigações, duas facções criminosas e duas quadrilhas isoladas atacaram 17 empresas locais, incluindo distribuidoras de cerveja, de alimentos, supermercados e até uma revenda de máquinas agrícolas, realizando roubos à mão armada e arrombamentos.
A pedido da Polícia Civil, foram decretadas oito prisões preventivas e 25 ordens de busca e apreensão, com o objetivo de prender os envolvidos e recuperar parte do que foi roubado. As ações dos criminosos, registradas por câmeras de segurança e por populares, incluíram arrombamentos, furtos de bens duráveis e veículos, além de depredação e furto de pertences pessoais dos funcionários. Os saqueadores agiram sob orientação de líderes, inclusive utilizando coletes da Defesa Civil para se disfarçar. A operação foi coordenada pela delegada Luciane Bertoletti.
A ação contou com o apoio da Marinha brasileira, que disponibilizou barcos para evitar fugas dos envolvidos. Esta operação se soma a outras iniciativas de combate aos crimes ocorridos durante as enchentes, evidenciando uma resposta coordenada entre diferentes instituições para garantir a segurança e a ordem pública na região afetada.
Foto: Defesa Civil RS.