O Prefeito Municipal Beto Bordin, encaminhou para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 3.690, que trata sobre a Política Municipal de Prevenção de Desastres Climáticos, Naturais e Humanos no Município de Jacutinga.
O município de Jacutinga tem implementado medidas preventivas e cautelosas há algum tempo para mitigar os impactos das fortes chuvas e enchentes. Isso inclui desassoreamentos autorizados, realizados com licença ambiental, que desempenharam um papel crucial na redução dos danos durante a última enchente, protegendo consideravelmente o município.
Apesar dos resultados positivos alcançados até agora, a Administração Municipal reconhece a necessidade contínua de tomar precauções para enfrentar futuras eventualidades. Por isso, a Administração está comprometida em desenvolver e implementar ações de preparação, resposta e mitigação para garantir a segurança e a ordem pública em Jacutinga diante de possíveis desastres.
Dentre os processos de suma importância, destaca-se o desassoreamento de rios que desempenha um papel fundamental na preservação dos recursos hídricos, ou seja, quando um rio está assoreado, o principal problemas é a redução da capacidade de armazenamento de água, o que pode levar a enchentes durante períodos de chuva intensa.