O Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) está implantando a partir deste sábado (1 de junho) até o dia 7 de junho, a princípio, um sistema de rodízio de abastecimento de água em diversas localidades de São Leopoldo. O abastecimento ocorre por oito horas em determinada região e por seis horas em outra (confira abaixo os esquemas iniciais para este sábado).
Segundo a autarquia, o sistema foi adotado porque, mesmo com a captação de água e a estação de tratamento operando na capacidade máxima, o sistema de abastecimento encontra problemas estruturais ocasionados pelas enchentes, assim como o consumo segue elevado diante da necessidade da população de limpar mais de 30 mil residências atingidas pelas cheias.
Para que a água chegue em todas as localidades, o Semae estabeleceu este rodízio provisório de abastecimento nas regiões abastecidas pelo reservatório da Scharlau (R2), do Parque Campestre e da Estação de Tratamento São José. O esquema está sendo divulgados nas redes sociais do Semae (www.facebook.com/semaesl).
Em decorrência do avanço das águas sobre as ruas, muitos vazamentos de redes não estão sendo detectados, assim como muitos quadros e ligações de água estão danificados. A avaliação técnica de momento apresenta uma estimativa de perda de 50% da água tratada e distribuída pelo Semae.
Até as 20h30 desta sexta-feira (30), os rodízios do reservatório do Parque Campestre e da Estação de Tratamento São José estavam definidos, começando pela zero hora deste sábado (1 de junho) seguindo nos horários das 0h às 8h, das 8h01 às 16h e das 16h01 à meia-noite; Como são três regiões por cada reservatório, enquanto um é abastecida por oito horas seguidas, as outras duas ficam sem. E aí segue o rodízio de oito horas para cada uma por vez.
Já no reservatório da Scharlau (R2) o rodízio é de seis em seis horas. Começa à 0h e vai até as 6h; das 6h01 ao meio-dia; das 12h01 às 18h; e das 18h01 à meia-noite.
O alerta é para o uso racional nas horas em que os imóveis são abastecidos e buscando manter o reservatório da casa/prédio abastecido para encarar as 12 ou 16 horas sem água na rede.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.