A chegada do Dia das Mães é um momento importante para aqueles que querem demonstrar afeto. E, claro, dar presentes é uma das formas que os filhos encontram de homenagear as suas mães neste dia tão especial.
Este ano, as pessoas começam a se sentir mais seguras para estarem perto de quem amam e as comemorações em família voltam a ganhar a cena. Também é um momento importante para o comércio e para a economia, trazendo grandes expectativas para a data.
Segundo Paulo Nauiack, presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR), o Dia das Mães, historicamente, é considerado a segunda melhor data para o comércio e varejo de forma geral, perdendo somente para o Natal.
“O momento econômico é positivo e nós do Core-PR estamos bem otimistas. Temos certeza que com o Dia das Mães vamos ter um aumento do consumo, pois este é o primeiro ano em um cenário já pós-pandêmico, e todo mundo quer abraçar pessoalmente a mãe e comemorar com a família”, diz o presidente do Core-PR.
Para Nauiack, este ano, o consumo terá um caráter diferente, como já observado na Páscoa: é um retorno do consumo impactado pela questão afetiva. “Ficamos tanto tempo trancados por conta da pandemia que, agora, as pessoas sentem essa necessidade de oferecer mais, então o consumo e a demanda por indulgência tendem a acelerar cada vez mais o comércio”, explica.
Paulo afirma que o mercado de indulgência, ou seja, o mercado que comercializa produtos que não são essenciais para a alimentação ou sobrevivência, é aquecido quando existe uma folga no orçamento, que permite ao cliente a compra desses itens. “São produtos como cosméticos, chocolates, vinhos e produtos gourmet, por exemplo. Ou seja, itens muito comuns para presentear as mães”.
O presidente do Conselho diz que esse retorno do comércio e do consumo pode trazer muitas oportunidades para os representantes comerciais do Paraná, não só nesta data comemorativa, mas também em outras datas que virão este ano, como Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
Otimismo dos comerciantes
O fato de que os comerciantes de Curitiba e Região Metropolitana estão otimistas com as vendas para o próximo Dia das Mães é constatado pela pesquisa da Associação Comercial do Paraná, realizada pela Data Veritas e Uninter.
Segundo a pesquisa, 74,4% dos entrevistados responderam que esperam vender mais este ano em relação ao Dia das Mães do último ano. Ainda de acordo com o Data Veritas, a expectativa é de que as vendas subam 8% a mais do que o registrado em 2021.
Dentre os segmentos do varejo que foram sondados pela pesquisa estão: o setor de móveis, eletrodomésticos, vestuário, calçados, acessórios, perfumaria, cosméticos, decoração, floriculturas entre outros.
Por outro lado, os pesquisadores também entrevistaram os consumidores para entender as intenções de compra para esta data e verificaram que 46% pretendem gastar o mesmo que no ano passado, 29,4% querem gastar mais, 20,3% menos e 4,3% não sabem ou não responderam. Dentre os presentes mais citados estão roupas, perfumes, cosméticos, flores e calçados.
Outra pesquisa, de âmbito nacional, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo afirmou que os comerciantes brasileiros ficaram mais otimistas em abril.
De acordo com a pesquisa da CNC, essa melhora está relacionada às perspectivas positivas de vendas para o Dia da Mães, e também pela expectativa do pagamento do décimo terceiro salário dos aposentados, incentivo ao crédito consignado e liberação de saques extraordinários de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS.