A Prefeitura de Canoas organizou, na manhã desta quarta-feira (12), mais um Feirão do Emprego. Ao todo, eram 400 oportunidades de trabalho colocadas à disposição. A participação de candidatos, contudo, foi pequena.
A maioria das vagas são destinadas a empresas que trabalham na reconstrução do lado oeste da cidade. Eram 200 vagas para operário sem exigir experiência, mais 40 para operador de retroescavadeira e 80 para motorista de caçamba.
Conforme a descrição para provimento das vagas, não era necessário possuir curso para operador de retroescavadeira para preenchimento do cadastro, mas era exigida experiência no setor.
Conforme a diretora de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), Gislaine Silveira, somente 30 candidatos apareceram nas primeiras horas para se candidatar às vagas de operários.
“As vagas estão à disposição e vamos continuar trabalhando pela empregabilidade”, afirma. “Precisamos de mão de obra e pessoas que estejam dispostas a trabalhar pela reconstrução da cidade”.
Na avaliação da diretora, o movimento tem sido pequeno devido ao impacto ainda vivido pela população no fatídico mês de maio. Há muitos ainda preocupados em garantir os aportes financeiros dos governos.
“Já montamos Feiras de Emprego no Mato Grande, Guajuviras e Niterói e somente no Guajuviras houve um movimento maior”, explica. “Observamos uma preocupação de muitos trabalhadores em receber ajuda financeira de imediato para se preocupar com o emprego depois, o que nos preocupa”.
Além das 200 vagas para trabalhar no processo de reconstrução de Canoas, outras quatro empresas participavam da iniciativa organizada no movimentado Calçadão.
Desempregado há dois meses, Émerson Silva correu para o Centro de Canoas e garantiu o cadastro após receber uma mensagem de WhatsApp avisando sobre o Feirão organizado pela Prefeitura.
Interessado em conseguir uma vaga para trabalhar em uma grande rede de supermercados, acabou sendo surpreendido pela baixa procura dos candidatos logo que chegou no Calçadão.
“Fiquei sabendo por meio de um grupo que participo no WhatsApp”, explica. “Imaginei que a fila seria gigantesca e sai de casa assim que soube. Nem consegui acreditar, ao chegar, que não tinha quase ninguém”.
O Feirão de Empregos segue em Canoas até as 16 horas. Para participar, os interessados, devem comparecer no Calçadão de Canoas, portando seu documento com fotografia. É recomendável levar mais de um currículo impresso.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.