Uma ação conjunta entre autoridades do Uruguai e Polícia Federal brasileira, resultou na extradição de um uruguio procurado pela Vara Federal de Santana do Livramento/RS, para responder pelo crime de roubo majorado - uma forma agravada do roubo simples, que é um crime previsto no Código Penal brasileiro, e ocorre, geralmente, quando o crime é cometido com violência ou grave ameaça à vítima.
Conforme a PF, em 18 de agosto de 2021, em Santana do Livramento, o uruguaio roubou, mediante grave ameaça e com o emprego de uma faca, um celular. Na oportunidade, ele se dirigiu a um estabelecimento comercial local, apontou a faca para a vítima e exigiu que ele lhe entregasse o aparelho.
Posteriormente, ainda enquanto procurado, foi condenado pelo juiz da Vara de Execuções Criminais do Foro de Santana do Livramento e preso no Uruguai em 28 de março deste ano, após ter seu nome incluído na Difusão Vermelha - lista de procurados da Interpol.
Desde então, permaneceu detido no país vizinho até a conclusão do processo de extradição. O preso tem 31 anos e foi entregue pela Interpol uruguaia à Polícia Federal na fronteira entre Rivera e Santana do Livramento, sendo encaminhado ao Presídio Estadual na cidade gaúcha.
Entre as forças policiais que participaram do processo de extradição, está a Delegacia de Polícia Federal em Santana do Livramento (DPF/LIV/RS) e o Núcleo de Cooperação Internacional do Rio Grande do Sul (NCI/SR/PF/RS).
Fonte: PF e Correio do Povo.