Até a noite deste domingo (16), São Leopoldo não havia registrado grandes transtornos devido à chuva do fim de semana. A atenção está voltada ao nível do Rio dos Sinos, que desde o início das chuvas na tarde de sábado (15) já se elevou quase um metro, atingindo 3,15 metros às 22h15 deste domingo. O rio está subindo de 1 a 2 centímetros por hora e há o alerta da Defesa Civil do RS para inundação do Sinos a partir de Taquara nesta noite de domingo para a segunda-feira (17).
Conforme a agente Aline Scherer, da Defesa Civil, havia apenas dois pedidos de lona e nenhuma ocorrência grave até a tarde deste domingo.
Algumas ruas tiveram alagamentos pontuais neste domingo, mas sem maiores danos. Na Rua São Caetano (a das escolas estaduais Pedro Schneider e Frederico Schmidt), junto à esquina com a Bento Gonçalves, no Centro de São Leopoldo, é que o acúmulo de água é maior (inclusive cobrindo a calçada e impedindo a passagem de pedestres no lado direito da via, em direção à Rua Independência) devido ao não escoamento para o bueiro no local que já vem apresentando problemas há mais tempo. Na Independência há pequenos pontos de alagamento em algumas esquinas.
Desde o início da chuva na tarde de sábado (15), o Rio dos Sinos se elevou cerca de 90 centímetros, alcançando a marca de 3,15 metros às 22h15 deste domingo (16), ainda distante da linha da cota de inundação. Mas sua elevação segue constante nas últimas horas, e como a previsão é de chuva durante a semana a Prefeitura segue atenta ao comportamento do rio.
Segundo o Plano de Contingência para Inundações (Placon) de São Leopoldo, que contém os protocolos com as medidas a serem adotadas e os órgãos envolvidos em casos de desastres naturais, até 3,5m o status é de observação. Com o nível do Sinos acima de 3,5m ativa-se o status de atenção, com monitoramento intensivo. Até 4,3m e com indícios de elevação e/ou previsão de novas chuvas o status muda para alerta de inundação. Acima de 4,50m a água começa a atingir a via na Rua da Praia e Rua das Camélias. Acima de 5,1m o status é de alarme, com a água atingindo a Rua Alberto Ramos, no bairro Feitoria/São Geraldo.
Nesta noite de domingo (16), o setor de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo divulgou um alerta sobre vídeos antigos que estão circulando nas redes sociais, nos quais o prefeito Ary Vanazzi fala da evacuação de pessoas das regiões Norte, Nordeste, Leste e Centro. Tratam-se de vídeos lançados no mês passado.
Devido a estes vídeos divulgados fora de contexto no momento, a Prefeitura destaca que até o momento não há nenhum alerta de evacuação em áreas do município.
E reforça que a Defesa Civil e as equipes da prefeitura seguem em prontidão e monitorando as condições climáticas, com previsão de grande volume de chuva, como vem sendo informado durante a semana em nossos canais de comunicação.
Há risco de alagamentos, principalmente nos bairros mais atingidos pela enchente de maio, devido ao entupimento das bocas de lobo e das redes pluviais afetadas pelo acúmulo de resíduos.
A Prefeitura também destaca que as cinco Casas de Bombas leopoldenses estão em funcionamento e os diques do Bairro Vicentina e da Vila Brás foram recompostos, com compactação e selagem em suas estruturas.
As equipes da Defesa Civil, do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), da Guarda Civil Municipal e de outras áreas da Prefeitura de São Leopoldo estão mobilizadas durante 24h para monitorar as regiões atingidas pelas inundações. Na Casa de Bombas da Campina, no dique da Vila Brás, as equipes permanecem realizando a remoção de entulhos extradomiciliares.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com os seguintes telefones:
193, do Corpo de Bombeiros
(51) 98924-7852; (51) 99117-8291; (51) 98018-5612; e (51) 3579-0450; da Defesa Civil
153, da Guarda Civil Municipal
Mobilização por 24hAs equipes da Defesa Civil, do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), da Guarda Civil Municipal e de outras áreas da Prefeitura de São Leopoldo estão mobilizadas durante 24h para monitorar as regiões atingidas pelas inundações. Na Casa de Bombas da Campina, no dique da Vila Brás, as equipes permanecem realizando a remoção de entulhos extradomiciliares.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com os seguintes telefones:
193, do Corpo de Bombeiros(51) 98924-7852; (51) 99117-8291; (51) 98018-5612; e (51) 3579-0450; da Defesa Civil153, da Guarda Civil Municipal
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.