A madrugada começou com uma boa notícia para moradores das regiões ribeirinhas dos municípios de Três Coroas e Igrejinha, no Vale do Paranhana.
Após chegar ao pico de 5,71 metros por volta das 22 horas deste domingo (16), às 2h20 desta segunda-feira (17) o nível do Rio Paranhana havia baixado para 4,75 metros, segundo a Prefeitura de Igrejinha.
Assim como subiu rápido ao longo do domingo, o rio dava sinais de que recuaria rapidamente também. No início da noite a água chegou a avançar sobre a Rua América, na região central de Três Coroas. Também houve alagamento em outros pontos da cidade, deixando inclusive carros parcialmente submersos.
Antes das 23 horas, no entanto, a água já havia recuado para o leito do rio na área central. O que chamava atenção era a forte correnteza. Os Bombeiros Voluntários reforçaram o monitoramento em pontos vulneráveis da cidade para acompanhar possíveis oscilações.
À 0h30 o nível do Rio Paranhana estava em 5,68 metros, próximo ao limite da cota de inundação em Igrejinha, e uma hora depois já estava em 5,20 metros. Pouco depois das 2 horas o rio já havia baixado mais quase meio metro.
Antes das 23 horas a Prefeitura de Igrejinha havia divulgado que registrava 58 pessoas desalojadas no município. Sete estavam no Cemae, no bairro Garibaldi; 46 na Associação de Moradores da Morada Verde; e cinco no ginásio do Colégio Luterano, no bairro Bom Pastor. O abrigo da Cohab já havia sido fechado.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.