18/06/2024 às 05h50min - Atualizada em 18/06/2024 às 06h20min

Bactéria "devoradora de carne" preocupa Japão: casos atingem recorde

 

Mundo - R7
https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/2163689/bacteria-devoradora-de-carne-preocupa-japao-casos-atingem-recorde?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


Japão enfrenta um surto preocupante de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS), uma infecção bacteriana rara e potencialmente fatal. Segundo dados oficiais, o número de casos atingiu níveis recordes, causando apreensão nas autoridades de saúde.

Até o dia 2 de junho, o Ministério da Saúde do Japão contabilizou 977 casos de STSS, com 77 mortes registradas entre janeiro e março deste ano. Esse número já supera o recorde do ano passado, e representa o maior número de infecções por essa bactéria desde 1999.

Sintomas e riscos da STSS:

A STSS é causada pela bactéria streptococcus A, que geralmente provoca apenas febre e infecções de garganta em crianças. No entanto, em casos raros, a bactéria se torna invasiva, produzindo uma toxina que se espalha pela corrente sanguínea e leva a complicações graves.

Os sintomas da STSS incluem:

Febre alta
Dores musculares intensas
Vômitos
Diarreia
Erupções cutâneas
Em casos graves: pressão arterial baixa, inchaço e falência múltipla de órgãos
Fatores por trás do aumento ainda são um mistério:

As autoridades de saúde ainda investigam as causas do aumento repentino de casos de STSS no Japão. Algumas hipóteses sugerem que o enfraquecimento do sistema imunológico devido à pandemia de Covid-19 possa estar contribuindo para a proliferação da bactéria.

Leia Também: Exército de Israel diz ter exterminado cerca de metade das forças do Hamas em Rafah


Créditos: Portal R7.



Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/2163689/bacteria-devoradora-de-carne-preocupa-japao-casos-atingem-recorde?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp