18/06/2024 às 14h39min - Atualizada em 18/06/2024 às 14h39min
Marcelino Ramos adquire Esteira para Carregamento de Cama de Aviário.
O equipamento, que é uma novidade no município, visa otimizar o sistema de carga e descarga da cama de aviário, reduzindo significativamente os custos com mão de obra
Marcelo Santos
Marcelo Santos
A administração municipal de Marcelino Ramos anunciou a aquisição de uma Esteira para carregamento de cama de aviário , um investimento feito com recursos próprios ao custo de R$ 38 mil. O equipamento, que é uma novidade no município, visa otimizar o sistema de carga e descarga da cama de aviário, reduzindo significativamente os custos com mão de obra e aumentando a produtividade dos avicultores locais.
A esteira, equipada com rodas e pneus de automóvel e operada por energia elétrica, pode ser facilmente deslocada para qualquer área do município. Isso transforma operações que antes demandavam horas em apenas alguns minutos. O equipamento está disponível para os avicultores mediante agendamento na Secretaria de Agricultura. Na região, poucos municípios dispõem de um equipamento similar, que oferece um suporte significativo aos agricultores.
A cama de aviário, também conhecida como cama de frangos ou esterco de aviário, é composta por dejetos, penas, restos de rações e material orgânico absorvente de umidade, como cepilho de madeira, maravalha, palhas e cascas. Durante o ciclo de produção, esses componentes se misturam, podendo ser reaproveitados no lote seguinte ou descartados como resíduos.
A função principal da cama de aviário é impedir o contato direto dos animais com o piso, absorver água e incorporar excretas e penas. Além disso, ajuda a reduzir as oscilações de temperatura dentro do aviário, proporcionando conforto às aves e permitindo que expressem seu potencial genético e comportamento natural.