23/06/2024 às 12h00min - Atualizada em 24/06/2024 às 06h02min

Símbolo das festas juninas, comidas típicas representam formação cultural do Brasil

Apesar das tradições culturais de cada região brasileira, algumas comidas e bebidas se tornaram comuns nas Festas Juninas.

Portal Leouve - Brasil
https://leouve.com.br/brasil/simbolo-das-festas-juninas-comidas-tipicas-representam-formacao-cultural-do-brasil


Apesar das tradições culturais de cada região brasileira (que possuem seus próprios pratos típicos), algumas comidas e bebidas se tornaram comuns nas Festas Juninas em praticamente todo o país, ganhando o paladar do povo e se tornando quase sinônimo gastronômico das Festas Juninas.

São comidas que representam boa parte da formação cultural do Brasil e da nossa culinária, como afirma a Agência Brasil no artigo intitulado “Festa Junina é aula de gastronomia e história”. Isso porque a diversidade de pratos, os ingredientes principais usados e suas maneiras de preparo carregam consigo um pouco da história do país.

Entre as comidas mais típicas das Festas Juninas se destacam aquelas feitas à base de milho, amendoim, arroz e mandioca. Do milho, por exemplo, são feitos muitos pratos doces e salgados, sendo este um ingrediente essencial da temporada junina no Brasil.

Esses ingredientes não foram escolhidos à toa como matéria-prima das receitas juninas. Segundo historiadores, a origem europeia das festas juninas (que vieram para o Brasil com os portugueses durante o período colonial) tem no Nordeste sua base e o milho como ingrediente principal porque esta era a região do Brasil centro da nova colônia na época. E era lá que ocorria a colheita do milho justamente em junho.

As comidas que se tornaram tradicionais por aqui, no entanto, ganharam outras influências além das européias graças à presença da cultura indígena e africana na culinária brasileira, que foi criando pratos famosos nas comemorações juninas.

Comidas juninas típicas feitas com milho
Ingrediente mais usado nas festas juninas, ele está presente em pratos salgados, como o milho-verde cozido servido com sal (e manteiga a gosto), e também na pamonha (iguaria feita a partir do milho-verde cozido ralado misturado com leite de vaca ou leite de coco, adicionado sal e manteiga, formando uma massa). Em São Paulo, por sua vez, também é comum usar a farinha de milho para fazer o “cuscuz paulista”, prato salgado tradicional nas Festas Juninas do estado. Em outros estados do Nordeste e do Norte é mais fácil encontrar o “cuscuz nordestino”, que também leva farinha de milho.

O milho também é essencial em doces juninos famosos como a canjica (que é feita com milho branco) e o curau (creme feito à base de milho verde). Além do bolo de milho e o bolo de fubá (que é uma farinha fina feita de milho). Além de claro, a pipoca (tanto doce quanto salgada).

Outras comidas tradicionais juninas
Com o amendoim é feito o “pé de moleque”, um doce seco e firme que é feito com amendoim torrado e leite condensado. Já com o arroz, o mais famoso prato é o arroz doce, em que o grão é cozido no leite com açúcar até ficar macio e depois é adicionado especiarias como canela e cravo. No Norte e no Centro-Oeste essa é também a época de se comer um prato salgado feito com o ingrediente: trata-se do “arroz Maria-Isabel”, que leva carne de sol na receita.

Há ainda regiões em que é comum encontrar maçã do amor, paçoca de amendoim, broa de fubá, pão de queijo, sanduíche de pernil, tapioca salgada e doce, bolo de amendoim, entre outros quitutes.

RECEITA

Foto: Paçoca de amendoim caseira da cozinheira Heloísa Bacellar/Crédito Ana Bacellar

A paçoca não é apenas querida em qualquer época do ano, mas é uma das receitas de mais sucesso na temporada de Festa Junina e está entre os doces juninos mais populares do Google. Heloísa Bacellar, do blog Na Cozinha com Helô, mostra como fazer o doce em casa que leva apenas três ingredientes e demora até 30 minutos de tempo de preparo. Confira a receita:

Paçoca de Amendoim
Rendimento: 6 porções
Preparo: 30 minutos

Ingredientes

  • 2 xícaras de amendoim torrado, salgado e sem pele (250 g)
  • 2 xícaras de açúcar (300 g)
  • sal (se o amendoim não for salgado)

Preparo

  • Coloque o amendoim numa frigideira vazia e, sempre mexendo, aqueça por uns 5 minutos, só até perfumar
  • Passe o amendoim para o processador, junte uma pitada de sal se ele já não for salgado, e acrescente o açúcar
  • Com a tecla pulsar, processe até o amendoim e o açúcar formarem uma farofa homogênea e úmida
  • Passe para um pote com tampa e sirva com café, banana, sorvete, iogurte ou utilize como parte de bolos, sobremesas e até de pratos salgados
  • Ela se conserva bem por até uma semana fora da geladeira num pote bem fechado

Bebidas tradicionais juninas

Foto: Quentão é uma das bebidas típicas das Festas Juninas/Freepik

Além das comidas, as bebidas típicas ganham destaque nas Festas Juninas brasileiras. Duas delas são as mais famosas: o vinho quente, que é a base de vinho suave fervido com canela, cravo, maçã e açúcar – e tem origem europeia; e o quentão, feito com cachaça, água, açúcar, gengibre ralado, limão, canela e cravo. Ambas são bebidas quentes cujo intuito é “esquentar” o corpo. Afinal, no Brasil as Festas Juninas acontecem no inverno – apesar de não fazer muito frio em boa parte do país.

Com informações de: Brasil Escola; Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública/Nutrição;Redação National Geographic Brasil; Agência Brasil; Forró Online

A notícia Símbolo das festas juninas, comidas típicas representam formação cultural do Brasil foi publicada no Portal Leouve.



Fonte: https://leouve.com.br/brasil/simbolo-das-festas-juninas-comidas-tipicas-representam-formacao-cultural-do-brasil
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp