A onda de frio que atinge todo o Estado, afetou também o Vale do Sinos, com a cidade vizinha de Novo Hamburgo, Campo Bom, marcando a mínima temperatura da região, marcando 7,6°C pela manhã.
Mesmo com o clima de vento e frio deste sábado (29), o abrigo da Fenac apresenta um processo de desocupação. Os corredores que antes estavam lotados de “casas” demarcadas por papelão e uma agitação digna de uma pequena cidade, agora começam a tomar a forma de pavilhões vazios novamente.
Poucas famílias ainda permanecem no local. Segundo o município, existem 23 desabrigados na Fenac. Devido à redução de pessoas no abrigamento e pelo clima gélido, a cidade está em processo de contratação de um abrigo temporário de inverno, que deve ser finalizado em breve.
Em Novo Hamburgo houve uma intensa distribuição de roupas e agasalhos nos últimos dois meses, principalmente para os atingidos pela enchente, também visando enfrentar o inverno.
Uma moradora do bairro Santo Afonso, que preferiu não se identificar e está no abrigo da Fenac há dois meses, revela que a redução de pessoas, fez com que ficasse ainda mais frio no espaço.
Mesmo tendo recebido cobertas, a situação é incômoda para quem ainda depende destes locais para ter um teto sob suas cabeças. O frio de dormir com um colchão no chão e com roupas doadas, que nem sempre são quentes o suficiente, transparece no rosto da mulher, em forma de tristeza e revolta.
Na tarde de sábado, ela e suas filhas encontraram no sol da tarde, sentadas em cadeiras no lado externo dos pavilhões da Fenac, um alívio para as baixas temperaturas.
Segundo a Metsul, as mínimas deste sábado em muitas cidades devem ocorrer hoje à noite, no fim do dia. O ar polar segue ingressando no Rio Grande do Sul e trará uma tarde muito fria hoje, que precederá uma noite de sábado gelada e um começo de domingo com marcas baixíssimas e geada no estado.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.