Além do frio e vento congelante no litoral norte neste domingo, outro fenômeno chamou a atenção de moradores e turistas em Capão da Canoa. A ressaca do mar avançou pela orla, invadiu o calçadão do município litorâneo.
A força da água causou a destruição de passarelas e de trechos do calçadão. Os relatos à reportagem são de que era possível ver grandes ondas da Avenida Paraguassu.
Segundo a MetSul Meteorologia, o ingresso de forte massa de ar frio de origem polar acompanhado de vento muito forte a duro sobre o Oceano Atlântico é o responsável pela forte agitação do mar no litoral do Sul do País. “É comum que ocorram ressacas do mar quando há uma incursão de ar frio de maior intensidade nos meses do outono, inverno e primavera. São ainda maiores quando há um ciclone próximo do Sul do Brasil, o que não é o caso deste fim de semana em que o ciclone estará a Nordeste das Ilhas Malvinas”, explica a MetSul.
Boletim da Marinha no fim da última semana já projetava ondas entre 3 e 7 metros entre o sábado (29) e o domingo. “Os modelos de ondas analisados pela MetSul indicam que o mar deve seguir agitado nas praias no começo da semana, mas que a partir da segunda-feira a altura das ondas começaria a ceder no litoral gaúcho”, afirma a empresa especialista em meteorologia.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.