A oferta de voos comerciais partindo da Base Aérea de Canoas (Baco) cresceu a partir deste domingo (30), com a realização dos primeiros voos noturnos no local. O aeródromo terá complemento de operações entre 17h35 e 21 horas.
Neste mês a Fraport informou que a operação se tornou possível graças a instalação de torres de iluminação e uma meticulosa revisão da estrutura de operação da Base Aérea de Canoas.
A Baco tem sido usado para embarque e desebarques desde o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, em maio, em decorrência dos alagamentos causados pela catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul.
A companhia aérea Latam deu início a retomada dos voos no períodos da noite. O voo vindo de Guarulhos a Canoas partiu de São Paulo pouco antes das 18 horas e chegou em solo gaúcho pouco antes das 19h30. O segundo voo, que partiu de Canoas para o terminal de origem, decolou minutos depois das 21 horas.
Aeroporto de Torres entra na pauta de reuniões entre Eduardo Leite e companhias aéreas
Conforme a Latam, a companhia amplia de 24 para 34 voos semanais a sua operação na Base Aérea de Canoas (RS) a partir deste domingo.
Os novos voos Guarulhos-Canoas decolarão às segundas (às 15h50), sextas (às 15h50), sábados (às 15h50 e 17h50) e domingos (às 17h50). Os novos voos Canoas-Guarulhos serão operados às segundas (às 19h05), sextas (às 19h05), sábados (às 19h05 e 21h) e domingos (às 21h).
Além disso, serão mantidos os demais voos já iniciados. É o caso do voo Guarulhos-Canoas, que decola diariamente às 12h15, e do voo Canoas-Guarulhos, que decola diariamente às 15h30. Além do voo Congonhas-Canoas, operado todos os dias (exceto quarta e sábado) às 6h20, e do voo Canoas-Congonhas, que decola às 9h30 dos mesmos dias.
A Gol informou em junho que a partir de 15 de julho, os atuais nove voos semanais diretos entre Canoas e São Paulo passarão a 13 voos semanais – nessa data, quatro novas operações adicionais de ida e volta serão disponibilizadas semanalmente para o aeroporto central de São Paulo, Congonhas (CGH).
Às terças, quartas, quintas e domingos, o voo G3 9186 deixará Congonhas às 15h50, pousando às 17h35 na Baco. Nos mesmos dias da semana, a volta acontecerá às 19h05, com aterrissagem em Congonhas às 20h45.
Atualmente, a oferta da Companhia está concentrada para o aeroporto internacional de Guarulhos (GRU).
Atualmente, a operação emergencial em Canoas contempla também voos realizados pela companhia Azul, que a partir desta segunda amplia horários de voos noturnos, mas apenas de segunda a sexta-feira.
Em pesquisa no portal da companhia, há voos partindo de Canoas para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, diariamente às 11h25, 17 horas e agora às 20h50 (o voo noturno não ocorre no sábado e o domingo).
Já nos voos que decolam de Viracopos em direção a Canoas, as partidas ocorrem diariamente às 8h10, 13h55 e 17h45 (este voo não ocorre no sábado e o domingo).
A próxima mudança prevista, conforme a Fraport, é o deslocamento do check-in de passageiros. Atualmente, a operação ocorre no ParkShopping Canoas, mas a partir da metade de julho deve voltar para o Aeroporto Salgado Filho.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.