O prefeito de Feliz, Junior Freiberger, anunciou neste domingo (30) a tomada de decisão que implicará no fechamento da ponte de ferro por 90 dias. Dois meses após as enchentes, a estrutura que liga as zonas norte e sul do município necessita de reparos que não permitem o tráfego de veículos. As obras estão previstas para começar no próximo dia 15. Somente a passagem a pé será mantida.
Rotas alternativas de tráfego, reorganização de serviços municipais e outras ações foram detalhadas na tarde de domingo. A coletiva de imprensa, transmitida ao vivo no Instagram da prefeitura, serviu também para apresentar um vídeo com esclarecimentos sobre a obra. Ao final, o prefeito deu detalhes sobre as medidas que foram adotadas.
Lembrando que a ponte de ferro já sofria o impacto do excesso de peso de veículo, Freiberger pontuou que força da água das cheias do final de abril e início de maio comprometeram ainda mais a estrutura. “Essas questões todas exigem uma ação rápida”, afirmou.
Neste fim de semana, a ponte passou pelos primeiros ajustes, chegou a ter a passagem de veículos bloqueada, mas até o meio-dia de domingo já havia sido liberado. No entanto, mais serviços serão executados ao longo dos próximos meses.
A empresa contratada trabalha na correção de rachaduras, na instalação de cintas para que segurar a pressão que provou a abertura de uma fenda na ponte. Frieberger explicou que há a necessidade de construção de duas vigas. Uma das estacas da ponte foi instalada neste domingo. “Chegamos no limite do que poderia ser feito sem ter a necessidade de fechar a ponte por completo. Não tem como executar as obras sem que a ponte seja fechada por um período de até 90 dias.”
A obra de recuperação, que será realizada pela empresa DW Engenharia Ltda, conta com um investimento de R$ 1,5 milhão, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal licenciado Danrlei de Deus Hinterholz, atualmente secretário estadual do Esporte e Lazer.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.