Em menos de 24 horas, o Rio de Janeiro registrou três acidentes envolvendo elevadores, conforme confirmado nesta segunda-feira (1) pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ). Dois dos acidentes ocorreram em prédios públicos e um em um edifício residencial, resultando em duas mortes e um ferido.
O primeiro incidente aconteceu no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, onde um elevador despencou, causando a morte de uma pessoa. O segundo acidente ocorreu no prédio da Secretaria Estadual de Fazenda, no Centro, ferindo uma pessoa. O terceiro acidente, em um edifício residencial em Copacabana, também resultou na morte de um homem. Todos os casos foram notificados à Polícia Civil.
O Crea-RJ anunciou que investigará a existência de responsáveis técnicos nos três locais. Segundo a Lei 5.194, de 1966, os serviços técnicos devem ser supervisionados por profissionais habilitados. Equipes de fiscalização do Crea-RJ serão enviadas aos locais dos acidentes para apurar a responsabilidade pela prestação do serviço.
Uma nota do Crea-RJ informou que a manutenção do elevador que caiu no Hospital Salgado Filho foi realizada por um responsável sem registro no Conselho, o que indica irregularidade. A empresa responsável pela manutenção do elevador da Secretaria de Fazenda está regularizada no Conselho, mas a causa do acidente ainda será apurada.
Fonte: Ascom/Crea-RJ