Mais um ano rotário do Rotary Distrito 4670 começou na segunda-feira (1). Com isso, assumiu a nova governadora, a arquiteta e urbanista Rosana Oppitz, 67 anos, que tomou posse no último domingo (30) e atuará no cargo até junho de 2025. Ela é a quarta mulher a assumir a posição no Distrito 4670 e a primeira eleita por Novo Hamburgo entre 56 clubes de 31 municípios.
Para ela, foi uma honra ter sido indicada como nome para assumir no lugar do gover nador Luiz Gonzaga Gonçalves (eleito para o ano rotário 2023-2024). “É um desafio, pois temos que trabalhar com muitos clubes ao longo de um ano e seguir o trabalho que já vinha sendo feito”, ressalta. Com o lema “A magia do Rotary”, ela afirma ter sido muito bem preparada para a nova gestão.
Atuante no Rotary há mais de 25 anos, Rosana conta que a caminhada começou no clube de São Leopoldo, onde já atuou também como presidente. Depois, foi motivada a criar o Clube Rotary Causa, que trabalha com ações de inclusão.
Natural de Canela, Rosana veio para Novo Hamburgo aos três anos de idade. É também jornalista, mãe de dois filhos e avó de dois netos. Além disso, a governadora é coordenadora do Pensando Novo Hamburgo.
Sobre ser a primeira mulher eleita por Novo Hamburgo para assumir como governadora, Rosana destaca o empoderamento das mulheres como motivação. Ela ressalta que pretende trabalhar o legado, a história e a cultura dos clubes. “Quero resgatar nomes e trazer essa consciência e identificação para aqueles que já fizeram parte do Distrito 4670”, completa a governadora.
Em visita ao Grupo Sinos, Rosana e os governadores assistentes em Novo Hamburgo Joelcir José Savanin e João Carlos Rauber, o Secretário Distrital João Luis Golgo Viana, a coordenadora dos governadores assistentes Lourdes Ferla e a integrante do Rotary Club Novo Hamburgo Inclusão Susana Maria Marques, destacaram as ações previstas para o ano rotário que iniciou.
Conforme Rosana, uma das primeiras ações da nova gestão é de ajudar a reconstruir as cidades mais atingidas pelas enchentes, especialmente as incluídas no Distrito 4670. “Através do trabalho voluntário dos rotarianos, todos se empenharam para ajudar os afetados pela enchente”, comenta.
Os 56 clubes distribuídos em 31 municípios do distrito se uniram na organização e distribuição de doações. “É gratificante ver a colaboração dos voluntários e o companheirismo que temos”, ressalta a governadora.
Outra prioridade do Rotary é a erradicação da poliomielite, através da conscientização de famílias por meio de campanhas. “Sabemos que aqui no Brasil já está erradicada, mas há outros países no mundo que ainda sofrem com a doença”, diz o governador assistente em Novo Hamburgo Joelcir José Savanin.
Além disso, a nova governadora pretende dar maior visibilidade a questões com o meio ambiente e serviços com a comunidade. “Nós estamos abertos e trabalhando em prol da comunidade. Se alguém tiver interesse, pode procurar um Clube Rotary para conhecer e fazer parte como voluntário”, convida Rosana.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.