O Programa Sentinela cresceu muito nos últimos quatro anos. São aproximadamente 400 câmeras de videomonitoramento, com tecnologias de leitura de placas e reconhecimento facial, instaladas pelo centro e bairros, nos acessos a cidade, área comercial e bancária, praças, escolas, unidades de saúde, entre outras, garantindo mais segurança e agilidade das forças de segurança na atuação do dia-dia.
Nesta quinta-feira (4), o prefeito Paulo Polis e o coordenador de Segurança e Proteção Social, Décio Vicelli estiveram na Sala Miguel Gotler de Vigilância Eletrônica, que fica na sede do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Conforme lembraram, de 2021 até aqui, foram instalados mais de 160 novos pontos com câmeras, com investimento de quase 2 milhões de reais.
Estiveram presentes ainda, o comandante do CRPO-Norte, coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar; o comandante do 13º BPM, tenente-coronel André Konigonis; o subcomandante do 13º BPM, major Maurício Detoni; major Altemar Dutra; delegado regional da Polícia Civil, Gustavo Ceccon; delegado Germano Alves Lima; representando o CONSEPRO, Jaime Pereira de Lima e o coordenador do Programa Sentinela e presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola.
Principais reduções no semestre
Homicídios: -18%
Roubo a pedestre: -27%
Roubo de veículo: -80%
Roubo a estabelecimento comercial: -92%
Furto a estabelecimento comercial: -51%
Furto arrombamento em residência: -49%
Principais apreensões no semestre
Armas de fogo: 68 (uma arma apreendida a cada dois dias e meio)
Cocaína: 3,612kg
Crack: 0,520kg
Maconha: 14,68kg
Projeto que se tornou realidade
O Programa Sentinela, concebido como projeto em 2016, teve incentivo de toda comunidade e continuidade por meio de diversas entidades. “Foi uma soma de forças, uma verdadeira parceria público-privada com as forças de segurança e que envolve Brigada Militar, Policia Civil, Policias Rodoviárias, CONSEPRO, Prefeitura de Erechim, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Poder Judiciário, OAB, CDL Erechim, ACCIE, Sindicato Rural e Sindilojas Alto Uruguai que contribuíram para a criação, continuação e manutenção do Programa Sentinela”, lembra o prefeito Polis.