Garantir um desenvolvimento sustentável para Erechim, atendendo as necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações. Esse é mais um dos objetivos do programa municipal Investe + Erechim, que já está em prática no município com muitas obras e ações. Um destes projetos é o Pagamento por Serviços Ambientais, que tem como principal função a preservação e conservação dos recursos hídricos, fontes, córregos e rios para o futuro dos erechinenses.
Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o programa municipal Investe + Erechim tem a finalidade de desenvolver social e economicamente o município com a preocupação de ser sustentável e, por isso, está estruturado para atender as necessidades do presente sem prejudicar o futuro de Erechim.
Dentro deste contexto, explica o prefeito Polis, o meio ambiente não poderia ficar de fora do Investe + Erechim, já que os recursos naturais são fundamentais para que haja produção de alimentos e produção industrial.
Todo este enorme programa de desenvolvimento humano, econômico, cultural e ambiental está sendo coordenado pelo vice-prefeito, Flávio Tirello, e o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, em conjunto com as secretarias municipais.
O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, explica que o programa terá adesão voluntária. “O produtor rural por meio de práticas e manejos de conservação e produção mais sustentável irão contribuir para melhoria e manutenção da cobertura vegetal em área de preservação permanente (APPs) e reserva legal (RL), para buscar o aumento da infiltração de água no solo”, explica.