A onda de frio que derrubou a temperatura no Rio Grande do Sul nas últimas semanas está com os dias contados. É o que prevê a MetSul Meteorologia. O sábado (13) amanheceu gelado e com garoa em algumas localidades. Em Novo Hamburgo, por volta das 7 horas, além da instabilidade os termômetros marcavam 9ºC.
No decorrer das horas a temperatura não subiu muito no município do Vale do Sinos, por volta das 13h45, a marca era de 13ºC. Por outro lado, cidades gaúchas fizeram ainda mais frio e registraram temperaturas negativas entre a madrugada e o amanhecer, conforme estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da Secretaria da Agricultura e automáticas particulares: – 3,4ºC em Pedras Altas, -2,1ºC em Pinheiro Machado, -1,3ºC em Quaraí, -1,2ºC em Bagé, -1,2ºC em Herval e -1,1ºC em Santana do Livramento.
Leia também: Fundador da Escola de Natação Nado Livre morre aos 87 anos
Conforme o prognóstico da MetSul, na segunda metade deste sábado a cobertura da nebulosidade aumentará no território gaúcho. Até o fim do dia, a maior parte da metade Norte e em pontos do centro e oeste do Estado devem ter chuva devido a um centro de baixa pressão que avança a partir de Santa Catarina.
No RS, a instabilidade deve aumentar neste domingo (14). De acordo com a MetSul, chove desde cedo com intensidade moderada a forte em alguns momentos entre a região dos vales, Serra, região metropolitana de Porto Alegre e litoral norte.
FIQUE ATENTO: BR-116: Remoção de passarela causa bloqueios no trecho de Esteio; saiba como desviar
Já em pontos mais a Oeste e ao Sul podem ficar sem precipitação, mas terão aumento da nebulosidade. Com alguns municípios gaúchos, nas regiões de Torres, Morrinhos do Sul e Dom Pedro de Alcântara, assim como em parte do estado vizinho, o volume de chuva pode ter marcas acima de 100 mm.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.