Moradores do bairro Mathias Velho desde que nasceram, Cássia Machado e Ronaldo Machado, 42 e 43 anos, nem cogitaram mudar de cidade após as cheias que atingiram o Município no mês de maio.
“Moro há 40 anos nesse mesmo terreno, e sempre gostei daqui”, conta a autônoma Cássia. “Canoas é muito acolhedora, e achamos o Mathias excelente. Não ia ser uma enchente que ia nos tirar daqui”, comenta Ronaldo.
Os pais da pequena Bruna, de 1 ano e 6 meses, agora ganharam um incentivo para recomeçar. A casa antiga de Cássia e Ronaldo era de madeira, e cedeu após as cheias. A família ganhou, nesta sexta-feira (19), uma casa nova, construída pela empresa FlexCubic.
“Ficamos 60 dias longe de casa. Quando entramos aqui, estava tudo revirado e a casa cedeu. Agora fomos contemplados com essa casa nova, que ficou muito bonita e aconchegante”, relata o motorista de aplicativo Ronaldo.
“A sensação é de conforto, fomos acarinhados. É um recomeço. Vamos construir uma nova história”, adiciona Cássia.
A empresa mapeou o bairro Mathias Velho e escolheu a família para receber a primeira doação. “Do nosso lado tem um ato de entrega, mas foi a família que nos recebeu”, conta o sócio-proprietário da FlexCubic, Sandro Beneduce.
Uma casa como a de Cássia e Ronaldo, de 17m², leva cerca de uma semana para ser construída.
“Gostaríamos de disponibilizar mais unidades, e estamos conversando com as Prefeituras para entender a necessidade de cada Município. O importante é customizar as casas para as necessidades das pessoas”. comenta Beneduce. A empresa planeja implantar, ainda em 2024, uma unidade fabril no Rio Grande do Sul.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.