A Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto, está centrada na importância da amamentação para a sobrevivência, saúde e bem-estar das crianças. Este ano, a campanha destaca a necessidade de intensificar o apoio à amamentação, especialmente em contextos de emergências e crises, como forma de reduzir desigualdades sociais.
A nutricionista Kátia Rospide, especialista da Secretaria da Saúde (SES), reforça a importância de garantir condições para que todas as mães possam amamentar.
“Esforços devem ser feitos para garantir a amamentação. Mães em situação de vulnerabilidade, por exemplo, podem precisar de apoio adicional para a prática”, afirma Rospide.
O leite materno é considerado o alimento mais completo para bebês, fornecendo todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável até os seis primeiros meses de vida, sendo recomendado até os dois anos ou mais. Estudos demonstram que crianças amamentadas apresentam menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de uma menor probabilidade de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2 ao longo da vida.
Seminário On-line
No dia 8 de agosto, a SES, em parceria com o Conselho Regional de Nutrição – 2ª Região e a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, realizará o XVI Seminário Estadual da Semana Mundial do Aleitamento e o XI Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. O evento será totalmente on-line, com transmissão pelo canal do YouTube do Conselho Regional de Nutrição – 2ª Região.
As inscrições para obtenção de certificados podem ser realizadas até o dia do evento. O seminário é destinado a profissionais da saúde, incluindo representantes das coordenações estaduais, regionais e municipais, além de estudantes e público em geral interessado na temática. A iniciativa faz parte da campanha “Agosto Dourado”, que promove o aleitamento materno, instituída pela Lei Estadual Nº 14.726, de 24 de agosto de 2015.
Semana Mundial do Aleitamento Materno
A notícia Semana Mundial do Aleitamento Materno começa nesta quinta-feira (1°), destacando a importância da amamentação foi publicada no Portal Leouve.