Julio Dorneles e Gilnei Benetti, ambos do PT, são os candidatos da Federação Brasil da Esperança à Prefeitura de Gramado. A federação é formada na cidade pelo PCdoB e PT e realizou a convenção partidária na manhã deste domingo (4).
O petista Julio havia anunciado a pré-candidatura há algumas semanas, mas a decisão pelo vice aconteceu na convenção. Gilnei frisa que não tinha pretensão de concorrer, mas que optou por se colocar à disposição para auxiliar na proposição de ideias para Gramado.
A ocasião também definiu sete candidaturas ao Legislativo do município. Vão representar o PCdoB, Fernanda Dahmer e Silvano Narizinho. Pelo PT, os candidatos são: Matias Lorenzoni, Professora Mada, Ricardo Guilhon, Simone Lovato Broeker e Vicente Martiny.
Gilnei Benetti também é o presidente do PT de Gramado. De acordo com ele, o intuito da federação é apresentar, até o dia 15 deste mês, uma nominata completa, ou seja, dez nomes para concorrer.
Além disso, reforça que o partido tem como prioridade para o futuro da cidade rever o modelo de desenvolvimento de Gramado. “Queremos, de forma conjunta, rediscutir o modelo de desenvolvimento, como respeito à natureza e sustentabilidade. Criar condições para as pessoas que moram aqui viverem bem e com qualidade para bem receber as pessoas que nos visitam”, declara.
Ainda, aponta a construção de um orçamento municipal participativo, ações de prevenção e recuperação à catástrofe climática e educação como bandeiras do partido para a campanha eleitoral.
Para o presidente do PCdoB, Rodrigo Callais, a legenda pretende representar os interesses dos trabalhadores do município. “Buscamos o desenvolvimento sustentável da cidade, com valorização das pessoas que constroem essa cidade de sucesso, as pessoas que moram aqui, que nasceram ou que escolheram Gramado como sua cidade”, reitera Callais.
Julio Dorneles é doutorando em Ambiente e Desenvolvimento e mestre em Desenvolvimento Regional. Também é professor, consultor e especialista em Administração Pública pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É graduado em Teologia e licenciado em História pela Unisinos.
Atualmente, Julio é secretário de Saúde de São Leopoldo, mas já atuou como secretário da Administração de Gramado, entre 2017 e 2020, e secretário da Fazenda de Parobé. Ele já foi diretor técnico da Corsan, diretor executivo do Consórcio Público de Saneamento Básico Bacia Hidrográfica Rio dos Sinos (Pró-Sinos) e diretor administrativo do Hospital Municipal São Camilo, em Esteio.
Gilnei é empresário, bacharel em Turismo e possui pós-graduação em Marketing. Foi eleito vereador por três mandatos e concorreu a prefeito em duas ocasiões, em 2000 e 2012.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.