06/08/2024 às 13h10min - Atualizada em 06/08/2024 às 13h10min
Agricultores começam receber o adubo orgânico da Cecafes
A intensa chuva que o estado enfrentou causou uma perda significativa de nutrientes no solo, inclusive matéria orgânica que é fundamental e esta ação é crucial para reverter essa situação
Andrieli Trindade
Andrieli Trindade
A Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária – CECAFES, começou a distribuição das 116 toneladas de adubo orgânico aos cooperados que se enquadraram nos critérios do projeto de produção de alimentos, principalmente a laranja e o feijão. O produto foi adquirido em julho e a entrega continuará nas próximas semanas.
De acordo com o presidente da CECAFES, Roberto Luis Balen Balen, "a entrega do adubo é fundamental para restaurar a qualidade do solo e assegurar que nossos cooperados possam continuar produzindo alimentos com excelência. A intensa chuva que o estado enfrentou causou uma perda significativa de nutrientes no solo, inclusive matéria orgânica que é fundamental e esta ação é crucial para reverter essa situação".
A cooperativa recebeu R$ 488.762,00 através de emenda parlamentar do então deputado Paulo Pimenta que hoje é Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Desse montante, R$ 257 mil é exclusivo para aquisição de 232 toneladas de adubo.
O adubo adquirido é de alta qualidade, com certificação da Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD) e registro no Ministério da Agricultura. Ele foi escolhido com base em análises laboratoriais que garantem seu padrão elevado e assim, a cooperativa, que é das famílias associadas, intensifica seu papel no fortalecimento da agricultura familiar, oportunizando a produção de qualidade e a comercialização dos produtos. A CECAFES é a ferramenta de apoio e ajuda no desenvolvimento e fortalecimento das famílias e da região.