A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na noite desta terça-feira (6) um alerta para risco de temporal em parte do território gaúcho. O comunicado tem validade até as 10 horas desta quarta-feira (7) e abrange a metade Sul, Campanha, Centro e Missões.
De acordo com o aviso do órgão gaúcho, nessas localidades há risco de chuvas fortes, alagamentos, rajadas de vento, descarga elétrica e eventual queda de granizo. A orientação é que para caso de emergência a população ligue para a Brigada Militar (190) ou Corpo de Bombeiros (193).
Leia mais: Chance de neve em Gramado: Relembre quando fenômeno foi registrado na Serra
“Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro”, recomenda a Defesa Civil no alerta.
A frente semi-estacionária entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul segue provocando instabilidade no território gaúcho nesta quarta-feira (7). Esse fenômeno provocou temporais de granizo no país vizinho na madrugada desta terça-feira (6) e também atingiu cidades oeste gaúcho no fim da segunda-feira (5).
De acordo com a MetSul Meteorologia, essa condição possibilita que nesta quarta queda de granizo possa ser registrada novamente no Estado, tendo em vista que a frente seguirá atuando.
Veja também: OLIMPÍADAS 2024: Confira a programação desta quarta-feira e saiba onde assistir aos jogos
A quarta será marcada por muitas nuvens e instabilidade, especialmente na Grande Porto Alegre. Segundo o prognóstico da MetSul, chove no decorrer do dia com a atuação de frente fria que avança. No entanto, a precipitação pode ser moderada a forte em alguns momentos.
Diferente dos últimos dias, a temperatura não se eleva muito e entra em declínio entre o fim do dia e a noite. Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana mas marcas oscilam entre 16ºC e 21ºC. Já na Serra, os registros ficam entre 14ºC e 20ºC.
Na região metropolitana da Capital os termômetros terão variação entre 17ºC e 21ºC, enquanto litoral norte terá a mesma mínima, porém por lá a máxima será de 22ºC.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.