Os próximos dias serão de frio intenso no Rio Grande do Sul. O ingresso de uma massa de ar polar faz com que a temperatura despenque neste fim de semana no território gaúcho, que tem alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por conta das marcas baixas que devem permanecer por cerca de 5 dias.
Por conta dessa condição, a MetSul Meteorologia não descarta a possibilidade de chuva congelada e até neve nas áreas de maior altitude do Estado. O ingresso do ar frio teve início nesta quinta-feira (8) e se expande entre essa sexta-feira e o sábado (10). Porém, esse fenômeno não deve ser tão intenso quanto as massas de ar frio entre o fim de junho e a primeira metade de julho, quando o RS registrou série de dias com temperaturas negativas e até sensação térmica de -14ºC.
Leia mais: OLIMPÍADAS 2024: Confira a programação desta sexta-feira e saiba onde assistir aos jogos
De acordo com a MetSul, o frio avança entre esta quinta e sexta-feira. Porém, é no fim de semana que as marcas devem despencar mais. Nesta sexta, uma área de baixa pressão traz muitas nuvens, porém a chance de precipitação é fraca e isolada. O ar polar que acompanha esse sistema fará que fique frio com temperatura baixa, mesmo à tarde.
Além disso, o vento causa baixa sensação térmica. Segundo a MetSul, a chance de nevar na Serra é remota e nos Aparados pequena. Por outro lado, a geada deve ser registrada em diversas cidades gaúchas.
Veja também: AONDE IR: Fim de semana do Dia dos Pais tem encerramento da Tricofest e outros eventos pela região; confira
Nesta sexta, na Serra a temperatura oscila entre 1ºC e 8ºC. Já nos vales do Sinos, Caí, Paranhana e na região metropolitana de Porto Alegre as marcas ficam entre 8ºC e 13ºC, enquanto no litoral norte varia de 9ºC a 16ºC.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.