Cinco pessoas morreram em um acidente aéreo ocorrido na manhã desta quinta-feira (15) em Apiacás, no Mato Grosso, a mais de 1 mil km de Cuiabá. Entre as vítimas estavam o empresário Arni Alberto Spiering, proprietário da aeronave, dois netos dele, um funcionário, e o piloto.
Arni Spiering, natural de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, foi presidente do União Rondonópolis, um clube de futebol do Mato Grosso. Mudou-se para o estado em 1978 e construiu uma carreira empresarial diversificada. Ele começou como caminhoneiro, fundou uma churrascaria, e mais tarde se destacou nos setores de sementes e combustíveis, sendo dono da empresa Sementes Ouro Branco.
A bordo do avião bimotor King Air, de pequeno porte, também estava Ademar de Oliveira Júnior, gerente comercial da empresa de Spiering e diretor da Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (Aprosmat). O piloto da aeronave foi identificado como Helder de Souza. Os nomes dos dois netos do empresário ainda não foram divulgados.
O acidente aconteceu por volta das 5h, após a aeronave ter decolado do pesqueiro e pousada Amazônia Fishing Lodge e permanecido no ar por cerca de 50 minutos. O avião caiu em uma fazenda no município de Apiacás, próximo à divisa entre Mato Grosso e Pará, após sofrer uma pane. Ao se chocar com o solo, a aeronave explodiu e pegou fogo.
A Polícia Militar foi a primeira a responder à ocorrência, e as equipes de resgate continuam no local trabalhando na remoção dos corpos. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) abriu uma investigação para apurar as causas do acidente. Segundo o Cenipa, o trabalho inicial inclui a coleta de dados, preservação de evidências e verificação dos danos causados pela aeronave, além de outros procedimentos necessários para a investigação.
Fonte: Metrópole.