Joaquim Silva, 58 anos, acabou com a casa inundada durante o período mais crítico das cheias que atingiram Nova Santa Rita. O estrago no piso, observou ao retornar, não foi pequeno.
Aos 58 anos, o trabalhador acabou sendo contemplado com o Cartão Solidário e conseguiu garantir o material necessário para garantir a mão de obra na pequena casa.
“A mão de obra para arrumar o piso acabou comigo e com o meu cunhado, mas eu não tinha dinheiro para o material, então o cartão ajudou bastante”, conta. “Já que a chuvarada prejudicou muito o meu piso”.
O Cartão Solidário foi lançado oficialmente em julho pela Prefeitura de Nova Santa Rita como uma medida para garantir recursos à população atingida pelas cheias. Milhares de moradores receberam o benefício concedido de R$ 2 mil.
Uma iniciativa responsável por injetar R$ 4,5 milhões no comércio da cidade, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Cartão Solidário tem sido responsável por movimentar a economia local.
À frente da loja RG Materiais de Construção, Vivian Renata Oliveira Gutierrez explica que aumentou em 20% o movimento da loja desde que o Cartão Solidário passou a circular na cidade.
“A gente observa que movimentou não apenas o nosso estabelecimento, mas o comércio aqui na volta de forma geral”, diz. “As pessoas procuram pisos, telhas e materiais para reconstruir o que estragou na enchente”.
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Santa Rita, Vagner Silva aponta que esta é a segunda iniciativa da Administração com o Cartão Solidário. Isso porque, durante as enchentes de 2023, já havia sido entregue um saldo à população.
“Quando as cheias atingiram as casas em Nova Santa Rita, em 2023, criamos o cartão como uma forma de ajudar a população atingida, portanto, esta é a segunda edição”, diz. “E caso exista a necessidade, vamos ajudar a população novamente”.
Ainda segundo o secretário, a estimativa desde que a entrega do cartão começou, é que o movimento no comércio em Nova Santa Rita cresceu entre 15 e 20%.
“O mais importante é que o beneficiário do cartão só pode usá-lo no comércio local, o que significa um enorme ganho para a nossa economia”, conclui.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.