Fechada desde que as cheias inundaram Canoas em maio, a Unidade Saúde (US) Fátima reabriu na manhã desta terça-feira (20).
Desde o início da manhã, os atendimentos à população são novamente garantidos na Rua João Nicolau 218, quase em frente a 4ª Delegacia de Polícia (DP) de Canoas.
No local, além da US Fátima, estará em operação também o atendimento de moradores que antes das enchentes procuravam a US Prata, que ainda não retornou.
Segundo a diretora da US Fátima, Karine Macedo, é importante a população procurar atendimento na US em caso de gripe, diarreia ou indisposição.
“A ideia é que a unidade reforce a saúde para a comunidade e desafogue a procura pelas UPAs”, explica. “O morador tem que deixar a UPA para aqueles casos mais urgentes e graves”.
Uma das primeiras moradoras do Fátima a buscar atendimento na US Fátima, Jeanine Dornelles explica a importância da reabertura da unidade para quem busca ajuda.
“Eu preciso controlar a minha pressão”, explica a servidora pública de 62 anos. “Eu estava consultando muito longe de casa desde a enchente, então é bom poder voltar a ser atendida perto de casa. Me dá mais segurança”.
Com a reabertura da US Fátima, agora são 16 unidades de saúde em funcionamento em Canoas desde o crítico período das enchentes, quando muitas acabaram destruídas.
Considerada uma referência para a população dos bairros Fátima e Rio Branco, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco acabou com a estrutura abalada pela água.
A UPA Rio Branco está funcionando no Centro de Serviço Especializado, na Rua Brasil 448, no Centro de Canoas, desde junho.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.