Morreu, nesta quarta-feira (21), em Novo Hamburgo o médico Valdir Marques de Souza, aos 81 anos. Ele teve mal súbito durante a noite.
Doutor Valdir, como era chamado na cidade, era ginecologista e obstetra e ficou conhecido por fundar a Associação de Assistência em Oncopediatria – AMO Criança, entidade sem fins lucrativos que oferece suporte a crianças e adolescentes que enfrentam o tratamento do câncer.
SAIBA MAIS: Doutor Valdir era um entusiasta pela cura das crianças com câncer
LEIA TAMBÉM: “Isso nos entristece muito”: Descarte irregular de roupas pode desestimular futuras doações, temem entidades
Também foi o primeiro médico da cidade a coletar e interpretar o exame citopatológico pré-câncer, mais conhecido como Papanicolau, em mulheres. Além disso, foi o primeiro presidente do antigo Hospital São Rafael (atual Hospital da Unimed). Em 2017, quando concedeu entrevista ao Jornal NH, estava prestes a atingir a marca de cinco mil partos realizados.
“É um grande prazer para mim, uma satisfação pessoal. Sempre gostei de estar envolvido e ver os resultados positivos, sabendo que participei daquilo. Para algumas crianças, até sou o “Tio Valdir””, declarou ele em entrevista.
CLIQUE PARA LER: Criança morre na Serra gaúcha de meningite; veja o que se sabe
A gerente administrativa da AMO Criança, Carla Rosana da Silva, lamentou a partida do amigo. “A única notícia que tenho é que a nossa tristeza é imensa. Que o nosso agradecimento e carinho por ele será eterno”, disse.
Valdir e Carla ainda estiveram no dia 28 de julho no Jornal NH para divulgar o jantar da AMO, realizado em 8 de agosto na Sociedade Aliança para arrecadar fundos para as ações da instituição.
Ele deixa a esposa, Geanine Marques de Souza, os filhos Alexandre e Rafael, e um casal de netos.
O velório é realizado a partir das 11 horas desta quarta-feira na Capela Ecumênica do Crematório e Cemitério Parque Jardim da Memória. A cerimônia de cremação está marcada para 17 horas, no mesmo local.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.