A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) promove, nesta semana, uma ação descentralizada em Canoas. Defensores públicos estão disponíveis para prestar assistência jurídica e orientações quanto à obtenção dos auxílios estaduais para pessoas atingidas pela enchente.
“A grande maioria vem buscar informações sobre os auxílios Volta por Cima e Pix SOS Rio Grande do Sul. Mas também aparecem pedidos de assistência jurídica em questões de saúde, família ou direito do consumidor”, conta o defensor público Renato Muñoz Santos.
Nos dias 20 e 21 de agosto, a DPE realizou o mutirão na escola Thiago Würth, no bairro Mathias Velho. Cerca de 300 pessoas foram atendidas em cada dia de ação.
“Desde que a enchente começou, fizemos ações em vários abrigos, alguns em Canoas. Temos atendimento semanal nos Centros Humanitários de Acolhimento de Canoas e de Porto Alegre”, comenta. “Já estamos com programação para atendimento em Sapucaia do Sul, na próxima segunda-feira, e depois seguimos por outras cidades da Região Metropolitana e do Vale do Taquari.”
Moradora do bairro Rio Branco, Ilza Rosa, 71 anos, buscou o mutirão para renovar o cadastro nos programas do governo. “Preciso atualizar para conseguir acessar os auxílios. Já consegui os outros, mas estou atrás desses agora”, conta.
Nesta sexta-feira (23), o mutirão itinerante ocorre no Colégio da Imaculada, no bairro Rio Branco (rua José de Alencar, 510). O atendimento é feito por ordem de chegada das 9 às 15 horas, e é necessário retirar ficha para entrar na fila. As fichas podem ser retiradas até às 14 horas, e a entrada de pessoas com ficha é garantida até às 15 horas.
Os serviços da DPE também podem ser acessados nas sedes municipais (a de Canoas fica na rua Dr. Barcelos, 657) e por meio do número 129, que funciona das 8 às 19 horas.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.