26/08/2024 às 06h00min - Atualizada em 27/08/2024 às 06h02min

Polícia Federal abriu mais de 30 inquéritos sobre focos de incêndio pelo país

A maior parte das investigações federais está na Amazônia e Pantanal. Em São Paulo, governador Tarcísio de Freitas confirmou a prisão de dois suspeitos.

Portal Leouve - Brasil
https://leouve.com.br/ultimas/policia-federal-abriu-mais-de-30-inqueritos-sobre-focos-de-incendio-pelo-pais


Após pedido do Ibama, a Polícia Federal (PF) divulgou que vai abrir inquéritos para apurar as circunstâncias dos focos de incêndio no país. A informação foi confirmada no domingo (25) pela própria PF e pela ministra Marina Silva (Meio Ambiente) em Brasília. Marina acompanhou o presidente Lula (PT) em reunião no PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), local onde são monitorados os focos de queimadas no país.

A ministra informou ainda que há mais de 30 investigações da PF no país para apurar as queimadas. A maior concentração dessas investigações está na Amazônia e Pantanal.

 “Já temos a abertura de 31 inquéritos entre Amazônia e Pantanal e dois, agora, no Estado de São Paulo”, disse

PF informou ter mobilizado 15 delegacias no interior de São Paulo para investigar as possíveis causas das queimadas.

 “É movimento atípico, de fato, mas as conclusões só podem ser trazidas a público com a conclusão dos inquéritos”, complementou o delegado Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF.

Andrei afirmou ainda que deverá recorrer às imagens de regiões de incêndio para fazer mapeamento retroativo. O objetivo é que as filmagens auxiliem a chegar no possível início dos focos de incêndio.

“Eu não posso dizer, agora, qual é o ponto inicial. O incêndio não é municipal, nem estadual, é um dano federal que tem de ser investigado pela PF”

Prisões de suspeitos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, confirmou a prisão de dois suspeitos por atear fogo em áreas rurais da região de Ribeirão Preto, agravando ainda mais a situação crítica na região, foco de incêndios.

“Nós tivemos ação de criminosos. Ontem (sábado, 24), uma prisão em São José do Rio Preto, hoje de manhã uma prisão em Batatais de um criminoso com passagem pela polícia. Ele estava com gasolina, ateando fogo, querendo agravar a situação. É uma coisa que nós não vamos tolerar”, afirmou o governador, em entrevista coletiva em Ribeirão Preto, avaliando que as ações criminosas se somaram às condições climáticas adversas para piorar os incidentes.

SP tem 46 municípios em alerta máximo

Em São Paulo, 46 municípios estavam em alerta máximo para incêndios, segundo o governo estadual. Destas cidades, 21 tinham focos ativos de incêndio. No sábado (24), eram 36 cidades sob alerta e 17 com focos ativos.

Já havia uma pressão por resposta mais ágil do governo federal. Lula estava no Estado de São Paulo para participar de eventos eleitorais. Em julho, ele foi ao Mato Grosso do Sul acompanhar o fogo no pantanal.

O governo anunciou o envio de quatro aviões das Forças Armadas para ajudar no combate aos incêndios.

Queimadas impactaram vizinhos.

Goiás tinha quase 900 focos de queimadas. Goiânia e outros municípios do Estado amanheceram sob a presença de uma densa fumaça no domingo. A previsão é de que a fumaça se dissipe gradativamente até quarta-feira (28).

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, até sábado(24), houve registro de 897 focos de queimadas no Estado. No mesmo período de 2023, foram 488 focos.

OBS: Com informações do site UOL e do Correio do Povo

A notícia Polícia Federal abriu mais de 30 inquéritos sobre focos de incêndio pelo país foi publicada no Portal Leouve.



Fonte: https://leouve.com.br/ultimas/policia-federal-abriu-mais-de-30-inqueritos-sobre-focos-de-incendio-pelo-pais
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp